Faturamento das redes de franquias cresce 8,4% no segundo trimestre

O faturamento do setor de franquias atingiu R$ 40,7 bilhões no segundo trimestre. Esse desempenho representa crescimento de 8,4%, ante os R$ 37,6 bilhões do mesmo período de 2017. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, o avanço foi de 5,1%.

Nos seis primeiros meses de 2018, as receitas do setor cresceram 6,8% na comparação com igual período do ano passado. De janeiro a junho, o faturamento foi de R$ 79,6 bilhões, contra R$ 74,4 bilhões de 2017. Nos últimos 12 meses, até junho, as franquias contabilizaram receitas de R$ R$ 168,4 bilhões, com avanço de 7,4% sobre o período anterior.

Os números são da Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising divulgada hoje pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, esses resultados nominais refletem a manutenção do ritmo gradativo do crescimento econômico e a continuidade de iniciativas para aumento de eficiência e inovação por parte das redes de franquias.

Retomada

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, “esse resultado se deve à manutenção das vendas, mas, especialmente, a uma retomada do ritmo de expansão e ao empenho das redes em diversificar formatos e produtos”.

No segundo trimestre, o índice de abertura de lojas foi de 3,1%, contra o fechamento de 1,3% das unidades. Isso resultou num saldo de 1,8% no período. O resultado foi melhor quando comparado ao primeiro trimestre deste ano, quando o índice de abertura havia sido 2,2%, e fechamento 1,2%, com um saldo de 1%. Faturamento das franquias cresce

A indústria do franchising obteve uma pequena elevação do nível de empregos no primeiro semestre de 2018. A pesquisa da ABF apontou que houve uma alta de 2% no número de postos de trabalho no período, que passou de 1,200 milhão para 1,224 milhão de pessoas diretamente empregadas no setor.

Segmentos

Todos os 11 segmentos listados pela ABF tiveram desempenho positivo no segundo trimestre frente aos mesmos meses do ano passado. O segmento com maior crescimento no período foi Entretenimento e Lazer, com alta de 16,1%. Hotelaria e Turismo foi o segundo maior crescimento, com 14,6%. O terceiro melhor desempenho foi registrado em Casa e Construção, com 11,3%. Comunicação, Informática e Eletrônicos ficou em 4º lugar (9,8%). Alimentação (9,7%) se destacou em 5º lugar.

Interiorização

A pesquisa da ABF reforçou a tendência do movimento de interiorização das franquias pelo Brasil. De acordo com o estudo, a região sudeste perdeu participação no total de unidades em operação e faturamento. Já as regiões centro-oeste e norte passaram a ser mais representativas no que diz respeito às unidades em operação nas regiões e no faturamento.

“O movimento de interiorização das franquias brasileiras é uma realidade”, destaca o presidente da ABF. Segundo ele, hoje marcas conhecidas estão em pequenas cidades, distantes dos grandes centros urbanos. “Essa capacidade de o franchising chegar a todos os lugares do Brasil revela a força do setor”, ressalta Cristofoletti.

Mais informações: www.abf.com.br