Multifranqueados respondem por mais de 60% das unidades Bonasecco

Os multifranqueados são responsáveis por mais de 60% do total de franquias da rede Bonasecco. Atualmente, das 31 franquias da marca, 19 unidades pertencem a mais de um franqueado. A rede de lavanderias contabiliza, no total, 33 operações, das quais duas são próprias.

Essa multiplicação de unidades franqueadas de um mesmo dono é comum no mercado de franquias. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e do Grupo de Estudos de Franquias (Franstrat) da USP – Ribeirão Preto, divulgada em maio, 84% das franqueadoras pesquisadas afirmaram ter franqueados donos de mais de uma franquia.

Para a Bonasecco, fundada em 2003, as unidades multifranqueadas contribuem para aumentar o faturamento dos empreendedores da marca, já que conhecem bem as estratégias para o gerenciamento do negócio. O franqueado da unidade da rede de lavanderias em Brasília, Asa Norte, é responsável, por exemplo, por quatro franquias Bonasecco, seguido do franqueado de Águas Claras (DF), que toca três unidades da marca.

Pontos de coleta

A maior parte dos multifranqueados da Bonasecco possui uma lavanderia coligada com pontos de coleta. Outros possuem mais de uma lavanderia da rede. De acordo com a franqueadora, que faturou R$ 16 milhões no ano passado, os resultados são fantásticos, principalmente quando o multifranqueado monta uma lavanderia e amplia a sua operação com pontos de coleta de roupas. 

O investimento nos pontos de coleta Bonasecco é menor, comparado ao de uma lavanderia. “Podendo apresentar faturamento igual ou superior ao da lavanderia”, garante a empresa. Segundo a franqueadora, o gerenciamento dos pontos de coleta é facilitado, “pois seu efetivo de funcionários é reduzido, e a parte operacional é toda desenvolvida na lavanderia”.

Segundo a ABF, as franqueadoras identificam diversas vantagens em expandir a participação dos parceiros já existentes. Entre elas está a agilidade na implantação, o conhecimento prévio do negócio e dos processos, histórico de bom desempenho e o conhecimento de algumas regiões e cidades.

Isenção da taxa inicial da franquia e carência de quatro meses no pagamento de royalties e taxa de propaganda são algumas vantagens para os franqueados que desejam abrir uma outra loja Bonasecco. “Buscamos oferecer as melhores alternativas para os franqueados e para os novos investidores. E, como já conhecem o nosso método de gestão, ficam mais confiantes para abrir novas unidades da rede”, afirma o fundador da Bonasecco, João Márcio Moreira.

Mais informações: www.bonasecco.com.br