Faturamento do setor de franquias sobe 11,4% no terceiro trimestre

O faturamento das redes de franquias atingiu R$ 62,68 bilhões no terceiro trimestre deste ano, com crescimento de 11,4% em relação ao mesmo período de 2022. Os números referem-se à Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Segundo projeções da entidade, o setor deve encerrar este ano com crescimento no faturamento entre 9,5% e 12%, As operações devem avançar 10%; as redes, 4%, e o número de empregos deve subir 10%.

Faturamento do setor de franquias cresce no terceiro trimestre de 2023

A pesquisa da ABF revelou que todos os segmentos apresentaram crescimento no faturamento, de julho a setembro. Alimentação – Food Service registrou a maior alta, com faturamento 17,5% superior ao mesmo período do ano passado. Aumento no número de marcas e unidades, incremento no faturamento médio por operação, retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia, entre outros fatores, explicam o desempenho positivo, segundo a entidade.

Cuidados pessoais

Saúde, Beleza e Bem-Estar também se destacou, com receita 13,7% superior na comparação entre os meses pesquisados. O segmento registrou aumento na quantidade de redes, operações e um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade. Além disso, continuou se beneficiando dos cuidados das pessoas com a saúde, com destaque para as óticas, cuidados estéticos e fitness.

Entretenimento e Lazer apresentou o terceiro melhor desempenho, na pesquisa da ABF, com um índice de crescimento de 12,4%. Um dos mais atingidos pela pandemia, o segmento reportou forte desempenho comercial dos últimos 12 meses, originado da melhora do marketing e de investimentos dos franqueados. Também houve a entrada de empresas novas na parte de eventos e também voltadas ao público infantil e adolescente.

Consolidação e avanço

“Os resultados desse terceiro trimestre corroboram que o setor superou a fase de recuperação mais aguda pós-pandemia e agora foca na expansão efetiva de seus negócios”, explica o presidente da ABF, Tom Moreira Leite. De acordo com o dirigente, o crescimento observado em todos os segmentos reafirma a consolidação do avanço  do setor, com os planos de expansão das redes colocados em prática, apoiadas por sinais positivos no ambiente econômico e a disposição do brasileiro em empreender.