Cresce a demanda por microfranquias desde o início da pandemia

As microfranquias ganham espaço com a pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve aumento no interesse por franquias, cujo investimento inicial é de até R$ 90 mil. De acordo com a ABF, operam no País 562 redes com modelos de microfranquias, sendo 63% puras (apenas com este modelo) e 37% mistas (com os dois modelos).

Brasília é a primeira cidade a receber uma franquia Light da Calçados Bibi
Bibi tem opção de microfranquia

A entidade afirma que, entre os motivos do aumento da procura por microfranquias, estariam as dificuldades econômicas e a baixa dos juros. Segundo a ABF, esses fatores têm levado mais pessoas a buscar alternativas de renda e de investimento. A ABF observa também que algumas redes tradicionais também desenvolveram modelos mais enxutos de franquias, de olho nessa demanda crescente.

A diretora de Microfranquias da ABF, Adriana Auriemo, diz que, em outros momentos de dificuldade econômica, o mercado de franquias também recebeu profissionais em busca de alternativas de renda. “É o conhecido empreendedorismo por necessidade“, lembra.

Segundo Adriana, há dois perfis de investidores em tempos de crise. “Os profissionais que perdem o emprego e, com o dinheiro da rescisão, decidem investir. E os pequenos empresários que aproveitam a queda dos preços dos aluguéis e a baixa dos juros para abrir novas frentes”, explica. Em menor quantidade, a diretora da ABF diz que há ainda franqueados que expandem suas operações, e investidores que buscam formas de diversificação de seus ativos.

Sóbrancelhas tem microfranquia de R$ 8 mil

A ABF identificou, entre seus associados, ao menos 13 redes que expandiram a venda de unidades de microfranquia nos últimos meses. Também há quatro redes tradicionais que lançaram modelos com este perfil.

Acquazero, Ginástica do Cérebro e Pormade apresentaram crescimento na venda de unidades de microfranquia de 40%, 40% e 63%, respectivamente. Redes como a Blu Sol Energia Solar, Calçados Bibi, Park Idiomas e Sóbrancelhas lançaram modelos com investimento inicial de até R$ 90 mil.

Confira algumas microfranquias para investir até R$ 90 mil
Blue Sol Energia Solar

Franquia de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol apresenta seu modelo “Especialista”. Criado para dinamizar ainda mais o processo de expansão da marca, é voltado para cidades com até 100 mil habitantes. O investimento é de R$ 32 mil, com taxa de franquia de R$ 15 mil já inclusa. A operação é totalmente home based. O franqueado precisa ter habilidades comerciais e de vendas, computador, veículo próprio, adquirir uniformes e ferramentas para a instalação dos sistemas fotovoltaicos e equipamentos de proteção obrigatórios. O franqueado fará toda a frente comercial e a instalação dos sistemas. A franqueadora desenvolve os projetos e providencia os materiais necessários para a instalação dos sistemas.

Calçados Bibi

A Calçados Bibi criou um modelo de microfranquia com investimento de R$ 90 mil, com as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia inclusos. O novo formato é voltado para cidades do interior, com até 100 mil habitantes. A rede visa levar a experiência e know-how da Bibi para lojistas multimarcas que atuam no segmento infantil.

Doutor Sofá

Especializada em higienização e impermeabilização de estofados, o investimento inicial na franquia da marca é de R$ 32 mil. Em formato home based, a Doutor Sofá conta com operação enxuta e equipe reduzida, o que permite estabilidade financeira em diferentes cenários econômicos.

É Seguro

Com investimento inicial a partir de R$ 15,9 mil (home office) a rede conta com 220 unidades no País. Desde março, comercializou 38 unidades. O modelo de negócios da É Seguro se destaca por não tem a necessidade de estoque, ser home office, e com a possibilidade de venda de todos os segmentos de seguro.

Ginástica do Cérebro

É uma rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de diversas atividades. Com a paralisação das aulas presenciais, a rede migrou para o ensino a distância e lançou o modelo de franquia home office, com aulas online. O investimento inicial no modelo home office é de R$ 20 mil, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 5 mil a R$ 10 mil, e lucro de 25% a 40%.

Guia-se

Franquia de marketing digital, com 130 unidades franqueadas, o investimento inicial no modelo home office é de R$ 28,9 mil. A estimativa de faturamento médio mensal é a partir de R$ 10 mil, e lucro de 50%. O franqueado da marca é responsável por prestar consultoria de marketing digital, que engloba criação de sites, desenvolvimento de lojas virtuais, links patrocinados e mídias sociais, entre outros serviços.

Park Idiomas

A rede de escolas de inglês e espanhol lançou, em plena pandemia, um modelo novo de franquias, exclusivo para professores de idiomas. A modalidade mais enxuta tem investimento inicial de R$ 50 mil. Em salas de até 30 m², o empreendedor une seu know-how à estrutura da rede, para tornar seu negócio ainda mais profissional.

Pormade Portas

Franquia de venda de portas prontas e acessórios, o investimento na microfranquia da marca é de R$ 40 mil. A Pormade cresceu 63% em número de unidades desde o início da pandemia e, segundo a rede, a procura vem aumentando, principalmente, no modelo de baixo investimento.

RapidãoApp

Aplicativo de delivery que concentra vários segmentos dentro da mesma plataforma, foi formatado para atender pequenas e médias cidades. O investimento inicial na rede é a partir de R$ 16,7 mil. Desde março, já foram comercializadas mais de 120 operações. Hoje, a marca conta com 235 unidades em 21 Estados.

Sóbrancelhas

A rede acaba de lançar um novo modelo de negócio com investimento de 8 mil reais. A nova microfranquia da marca é direcionada a profissionais da área de beleza que possuem um espaço (salão) ou sala comercial. O modelo atende ainda quem pretende fazer atendimentos de vendas porta a porta. Segundo a rede, a margem de lucratividade sobre as vendas de produtos é de 30% a 90%.

Sterna Café

A rede apresenta o modelo Sterna Café Dark Coffee. Trata-se de uma cozinha, a partir de 10 m², habilitada para o preparo do menu da rede, sem relacionamento físico com a clientela. O negócio é focado no preparo e entrega, dispensando área para atendimento de salão. O investimento nesse modelo de negócio é de R$ 89.750.