Escola CNA e Studio CNA são novos formatos da franquia de idiomas
A rede de franquias de ensino de idiomas CNA acaba de lançar os formatos Escola CNA e Studio CNA. Com investimento a partir de R$ 35 mil, as duas novas opções se caracterizam como micro formatos ágeis e de baixo custo. Segundo a franqueadora, as novidades são destinadas a empreendedores com perfis específicos que querem abrir uma escola de idiomas com pequeno investimento e de fácil operação.
A Escola CNA é uma franquia pensada para ser instalada dentro de instituições de ensino. A proposta é oferecer esse novo formato tanto para quem já é franqueado da marca, quanto para mantenedores de colégios.
Já a Franquia Studio CNA, por sua vez, prevê um ponto comercial com uma sala de aula, em espaço econômico com até 40 m². Nesse caso, ao contrário do que acontece em outros modelos de franquia da rede, o franqueado precisa ser, necessariamente, professor de inglês, espanhol ou dos dois idiomas.
Professores empreendedores
“Esse novo formato de negócio que atende municípios menores, com até 35 mil habitantes, é ideal para professores de idiomas que têm o sonho de abrir um negócio com marca forte e suporte completo”, explica o diretor de Expansão do CNA, Eduardo Murin. A Franquia Studio CNA tem capacidade para atender até cem alunos. O franqueado irá ministrar as aulas e pode, se achar necessário, contratar um funcionário de apoio para captação de alunos e atendimento.
Além dos dois lançamentos, o CNA continua oferecendo aos candidatos a franqueados seus outros quatro modelos de franquia. Quem pretende investir na rede pode optar pelo modelo compacto, pequeno, médio e grande, com investimento a partir de R$ 95 mil. O plano de expansão do CNA para 2021 prevê a abertura de 165 novas franquias. Atualmente, a rede possui 630 escolas em operação.
Ao longo do ano passado, a rede CNA concedeu vários benefícios aos novos franqueados. Segundo a franqueadora, entre esses benefícios estão a isenção da taxa de franquia, bonificações, com materiais didáticos e flexibilização em relação ao prazo de abertura da nova unidade. A empresa informa que essas vantagens continuam disponíveis aos candidatos a franqueados em 2021.
Norte e Sul
Para este ano, a rede pretende abrir escolas em todas as regiões do País. Porém, segundo o CNA, a ênfase da expansão será para as regiões Norte e Sul do Brasil. Também estão na mira da franquia de idiomas, os Estados de Minas Gerais e da Bahia.
Em 2020, a expansão do CNA concentrou-se na região Sudeste. O foco de abertura de novas unidades da rede foi para os Estados de São Paulo e de Minas Gerais. A franqueadora destaca que a expansão para o Sul do Brasil também foi representativa no ano passado.
De acordo com a franqueadora, em 2020, o CNA bateu sua meta de venda de novas escolas, com 90 contratos assinados, entre novas franquias e repasses. “Foi um ano excelente em venda de franquias”, afirma Eduardo Murin, diretor de Expansão do CNA. Segundo ele, essa conquista se deve às estratégias adotadas para expandir a rede ao contexto econômico, com o aumento da procura por parte de empreendedores interessados em abrir um negócio, e à força da marca.
Ficha Técnica – CNA – Escola de idiomas
- Fundação: 1973
- Início da Franquia: 1985
- Associada à ABF: desde 1989
- Investimento total aproximado: a partir de R$ 35 mil
- Taxa de franquia: de R$ 5 mil a R$ 60 mil
- Capital de giro: de R$ 15 mil a R$ 100 mil
- Royalties: não cobra (sobre serviços)
- Fundo de propaganda: não cobra
- Área mínima: 40 m²
- Pessoas na operação: de 1 a 25
- Faturamento médio: R$ 100 mil*
- Lucro: R$ 25,5 mil* (média mensal)
- Retorno do investimento: de 24 a 48 meses
- Contato: franchising@cna.com.br
- Site: www.franquiacna.com.br
(*) Conforme modelo de franquia