Beleza e Estética mantêm faturamento durante a pandemia

O setor de beleza e estética foi um dos primeiros impactados pela pandemia de Covid-19 no País. Considerado não essencial, grande parte das cidades manteve clínicas e salões fechados durante a quarentena.

Com isso, o segmento viu-se imerso em uma grande crise. Porém, mesmo diante do cenário negativo, algumas empresas do setor de beleza e estética conseguiram manter ou até ampliar os níveis de faturamento, desde o começo da pandemia em março.

Com “assinatura” mensal e venda antecipada de pacotes, algumas redes de beleza e estética conseguiram atravessar a crise. É o caso, por exemplo, da EyeLash, Mais Top Estética e Nails2You, marcas integrantes da 300 Franchising, aceleradora de franquias.

Lucro na pandemia

A Mais Top Estética vendeu 41 novas unidades franqueadas, desde março. Além disso, a marca diz que 86% das mais de 40 clínicas em operação registraram lucro durante o período de fechamento.

Um dos fundadores da Mais Top, Caio Rodrigues, conta que a empresa já vinha se preparando, antes da pandemia, para viabilizar vendas digitais de produto e serviços. “Quando surgiu a Covid, já vínhamos com 30% a 40% de vendas digitais”, revela o empresário.

Durante a quarentena, a Mais Top criou um pacote de sessões de tratamento estéticas. Com um valor fixo de R$ 290 mensais, os clientes da rede tinham direito a realizar até três tratamentos ao mesmo tempo nas unidades da marca. “Cerca 95% do faturamento veio dessa ideia de Netflix da beleza”, afirma Rodrigues.

Para impulsionar as vendas, a franqueadora estabeleceu ainda preços promocionais para as compras online. Pela internet, os clientes puderam antecipar compras de sessões de tratamento estético, para usar após a volta à normalidade, com até 40% de desconto.

Serviços preferidos

Outra marca do setor de beleza e estética, a Nails2You, também afirma que seguiu faturando durante o período de isolamento. A rede, especializada em estética de unhas, conta que registrou aumento de 40% nas vendas de pacotes de serviços. “Começamos a vender combos com os serviços preferidos das clientes, com preços atrativos e que elas pudessem usar assim que retornássemos”, explica a franqueadora da Nails2You, Renata Mendonça.

Renata lembra que, devido à impossibilidade de irem até as clínicas, as próprias clientes faziam suas unhas em casa. Com isso, ela diz que as vendas de produtos aumentaram mais de 50%. “O removedor de cutículas foi o carro-chefe, inclusive zerou nosso estoque. Nunca vendemos tanto como na pandemia”, diz.

A Eyelash fio a fio, franquia de alongamento de cílios, observou um aumento na procura de seus serviços devido à obrigatoriedade do uso de máscaras. “As mulheres buscam evidenciar a sua beleza com o olhar, e como a máscara cobre praticamente todo o rosto, os olhos são uma forma de expressarem a sua vaidade”, comenta Lissa Okamura, CEO da empresa. A Eyelash prevê encerrar o ano de 2020 com um faturamento de R$ 870 mil e com um total de 27 unidades.