Lista Mais quer expandir atuação por meio do franchising

A Lista Mais, plataforma que conecta negócios locais a potenciais clientes, focada em micro, pequenos e médios negócios e profissionais liberais, acaba de entrar para o franchising. Essa é a estratégia escolhida pela empresa para expandir seu negócio. A meta inicial da nova franquia é chegar a 24 unidades franqueadas até 2018, a maior parte no Estado de São Paulo.

No mercado há 18 anos, a Lista Mais possui duas unidades próprias, em Presidente Prudente e em Araçatuba, no interior de São Paulo. A empresa pretende, inicialmente, vender franquias em cidades com o mesmo perfil das praças em que mantém operações atualmente.

Estão na mira da empresa municípios como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Marília e Assis, no interior de São Paulo. A Lista Mais também pretende instalar franquias em Londrina e Maringá, no interior do Estado do Paraná, e ainda em cidades do Mato Grosso do Sul.

O investimento inicial na franquia é a partir de R$ 350 mil. Segundo a empresa, o faturamento médio mensal é de R$ 150 mil, com rentabilidade de aproximadamente 25%. O prazo de retorno fica entre 24 e 36 meses. “O ponto de equilíbrio da franquia é atingido no prazo de apenas um ano”, garante o CEO da Lista Mais, João Paulo Gonçalves.

De acordo com o executivo, o futuro franqueado terá acesso a toda tecnologia da Lista Mais, com a plataforma pronta para a divulgação dos negócios. Também receberá apoio na escolha do ponto e negociação do contrato de aluguel, no projeto arquitetônico, inauguração da unidade, entre outros benefícios.

História da Lista Mais

A Lista Mais foi criada em 1999, em Presidente Prudente (SP). Inicialmente com a proposta de conectar pessoas a negócios por meio das listas telefônicas. “Com a privatização do mercado de telecomunicações e a proibição da exploração desse mercado pelas operadoras de telefonia surgiu a oportunidade de entrar no mercado de venda de publicidade dentro de listas telefônicas impressas, o que antes era possível apenas por concessão do governo estadual”, explica Gonçalves.

Com o advento da internet, em 2010 a empresa passou a operar também no mundo digital, oferecendo uma plataforma completa para a comunicação de empresas e clientes.

A Lista Mais informa que, atualmente, conta com uma base de 3 milhões de empresas e mais de 30 milhões de acessos anualmente. A base de dados é alimentada constantemente por uma equipe que realiza cerca de 400 atualizações diárias. No ano passado, faturou R$ 6,6 milhões, o que representou crescimento de 26% em relação a 2016. Para este ano, deve movimentar R$ 7 milhões.

Ficha Técnica – Lista Mais
  • Fundação da empresa: 1999
  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Taxa de franquia: R$ 30 mil
  • Capital de giro: Entre R$ 250 mil e R$ 280 mil
  • Área mínima da unidade: 65 m²
  • Unidades próprias: 2
  • Unidades franqueadas: Nenhuma
  • Faturamento mensal: R$ 150 mil
  • Royalties: 8%
  • Taxa de publicidade: 2%
  • Número de funcionários por unidade: 16
  • Prazo de contrato: 5 anos
  • Média de faturamento bruto por loja: R$ 150 mil
  • Média de lucro mensal: 20% a 30%
  • Previsão de retorno do investimento: 24 a 36 meses
  • Site: https://www.listamais.com.br/franquia/