Melt & Co. nasce de parceira entre Los Paleteros e 300 Franchising

A sorveteria Melt & Co. é resultado da parceria entre Los Paleteros e a holding de franquias 300 Franchising. O negócio foi firmado no ano passado e já rende frutos neste início de ano. Com uma unidade própria na capital paranaense, a nova rede já inaugurou a sua primeira unidade franqueada na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, no mês de janeiro.

Produto da Melt & Co.
Produto da Melt & Co.

Essa primeira operação faz parte do pacote de 30 franquias Melt & Co. em fase de implantação em oito Estados. No próximo mês de março, estão previstas mais duas inaugurações. Uma em Cascavel, no Paraná, e outra em Goiás, na cidade de São Luiz de Montes Belos. Em abril, a rede chega à capital paulista, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e na cidade de Cascavel, no Paraná. Brasília, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também devem receber lojas da rede em breve.

Segundo a franqueadora, a rede especializada em sorvetes, açaí e fondue de chocolate no formato de atendimento self-service chega ao mercado estruturada e com plano de expansão arrojado.  A Melt & Co. prevê atingir uma centena de unidades até o fim deste ano.

Planejamento minucioso

Com opções de lojas a partir de 40 m², o investimento inicial na marca varia de R$ 109 mil a R$ 150 mil. Com faturamento médio mensal estimado em R$ 35 mil, segundo a franqueadora, o retorno do capital investido acontece entre 12 e 24 meses.

Chu: “Negócio antifrágil”

Segundo os sócios, Gean Chu (Los Paleteros) e os irmãos Leonardo e Leandro Castelo (300 Franchising), a criação da Melt & Co. é resultado de um minucioso planejamento. Exigiu um aporte R$ 400 mil para ser concebida num conceito complementar ao da famosa rede de paleterias. Segundo os sócios, o projeto é capaz de absorver as variações sazonais e de garantir alta rentabilidade aos investidores ao longo de todo o ano, suportando também eventuais crises macroeconômicas.

A ideia central da sorveteria é bem simples. Enquanto os sorvetes tendem a vender bem mais em dias quentes, os fondues combinam com o frio. Já o açaí, que vem se tornando preferência nacional, tende a um histórico de vendas linear durante todo o ano. “Identificamos uma série de dores de quem atuava neste mercado e, a partir disso, criamos um negócio anti-frágil”, explica Gean Chu, fundador da Los Paleteros e co-fundador da Melt & Co.

Produção interna

A nova marca nasceu como um modelo de negócio com custos operacionais reduzidos e facilidade na logística. Todos os ingredientes são secos, podendo alcançar as mais longínquas cidades do País, garantem os sócios. “Toda a produção foi trazida para dentro da loja”, revela Chu.

O empresário lembra que a Los Paleteros, por exemplo, tem uma forte dependência de logística de ultracongelados, que é a mais cara possível para o segmento. “Na Melt & Co., com a produção sendo feita dentro da loja, conseguimos utilizar o transporte seco, reduzindo custos de logística e aumentando a lucratividade”, garante o empresário.

Deste modo, Chu diz que é possível baratear enormemente os custos, o que também facilita na diversificação do cardápio. “Conseguimos trabalhar uma variedade de sabores muito maior. Se quisermos, todo mês, trazer um sabor novo, como graviola e cupuaçu, por exemplo, conseguimos implementar facilmente.”, ressalta.

Loja de shoppings

A Melt & Co. aposta no modelo desenvolvido para ser replicado principalmente em lojas de rua. Suas unidades podem, até mesmo, se fixar em bairros afastados de shoppings, o que reduz os custos operacionais. “A loja de rua tem menor custo e maior liberdade de gestão em dias e horários de operação”, ressalta Chu.

A Melt & Co. oferece aos franqueados um sistema de operação facilitado, com produtos exclusivos e alta lucratividade, garantem os sócios. Segundo eles, graças ao sistema de self-service, uma loja pode ser operada por apenas uma pessoa nos horários de baixa circulação de clientes, resultando na racionalização de custos operacionais.

Produção dentro da loja

Na área de gestão, toda a contabilidade das unidades é centralizada pela própria franqueadora. Os franqueados contam com treinamento financeiro realizado por uma empresa especializada em franquias. “Trouxemos profissionais de suporte de altíssimo nível”, afirma Chu. Ele diz que manter toda a contabilidade centralizada faz com que se tenha acesso mais rápido e fidedigno à situação das lojas. “Somos mais assertivos na proposição de ações específicas para cada unidade”, garante Chu.

Além disso, as franquias contam com o trabalho da franqueadora na automação das ações de marketing. Esse suporte oferece até a participação no Clube Melt, programa de fidelidade que inclui cashback e que gera campanhas visando estreitar o relacionamento com os clientes da marca.

Ficha Técnica da Franquia Melt & Co.
  • Investimento inicial: de R$ 109 mil a R$ 150 mil
  • Taxa de franquia: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses
  • Faturamento médio mensal estimado: R$ 35 mil
  • Taxa de lucro: 30%
  • Royalties: 5%
  • Capital de giro: R$ 30 mil
  • Taxa de publicidade: 2%
  • Site: https://300f.com.br/meltco/