CEO do Instituto Embelleze dá dicas para enfrentar a crise

Empresários de todos os setores enfrentam a maior crise econômica da história recente do País. Os reflexos da pandemia do coronavírus afeta direta ou indiretamente todos os tipos de negócios, incluindo as franquias. Alguns setores nem sequer conseguirão se recuperar tão cedo. Muitos empresários, grandes ou pequenos empreendedores, já tiveram de fechar as portas definitivamente.


Daniel Narcizo Pereira

Para ajudar empreendedores de qualquer segmento e porte a enfrentar este momento tão difícil, o CEO do Instituto Embelleze, Daniel Narcizo Pereira, separou oito conselhos que ele julga importantes para reduzir os riscos em todas as crises. Pereira fala com base na sua experiência de mais de 20 anos de mercado e à frente da condução da franquia com quase 300 operações pelo Brasil e Exterior. Voltada para a formação de profissionais da beleza, já formou mais de dois milhões de pessoas nos últimos 17 anos. Confira!

  • 1 – Faça planos a curto, médio e longo prazo

Identificar como está o momento atual da empresa ou do negócio resultará nas medidas a curto prazo. Ao  tomar as atitudes necessárias para iniciar o processo de adaptação ao cenário novo o quanto antes, é possível seguir para os planos a médio prazo. Seguindo a manutenção de projetos, planos e estratégias conforme pensado lá no início, é possível alcançar os objetivos que foram estabelecidos para o longo prazo. “Mudanças podem acontecer no meio do caminho, mas desde que não alterem o objetivo final.”

“No Instituto Embelleze, agora temos as orientações de estarmos em casa, trabalhando nosso propósito de transformar vidas de forma segura. A médio prazo, teremos, assim que autorizadas, as unidades reabrindo de forma estruturada, repondo aulas sem custos. Internamente, estamos trabalhando intensamente no novo modelo de ensino semipresencial, onde as escolas ganharão eficácia e o aluno muito mais dinamismo na aula.”

  • 2 – Conheça seu cliente

Entender as dores, necessidades e desejos do cliente é um passo sempre fundamental, mas em momentos de crise, esse cuidado com quem está confiando no serviço oferecido precisa ser ainda maior para que ambos possam se adaptar de forma conjunta, sem causar prejuízos de nenhum lado. “Se você é um empreendedor em tempos de crise, é bem provável que uma parcela significativa dos seus clientes esteja vivendo com salários reduzidos ou até mesmo sem salário algum durante os meses de isolamento social.”

“Uma ótima alternativa é pensar em estratégias para que ambos continuem se beneficiando. Oferecer um pacote fechado de serviços e flexibilizar o pagamento do mesmo é algo que tem funcionado muito bem no empreendedorismo, e também pode funcionar para empresas, desde que negociem e tenham esse diálogo com fornecedores.”

  • 3 – Prepare o caixa para crises que não podem ser previstas

Pensar em como seria a situação se hipóteses negativas se tornassem realidade é um dos exercícios mais eficazes quando se trata de preservar o caixa. Qual seria o tamanho do prejuízo se não entrasse nenhum dinheiro em um mês? E em dois meses? Meio ano? Projetar tais valores faz parte de um bom controle financeiro. Buscar soluções para gerar lucros e renda extra também é algo que já é fundamental normalmente, mas em tempos de crise se torna uma das principais estratégias.

Existem diversas possibilidades para reduzir o impacto da quarentena e continuar motivando os responsáveis pelas unidades franqueadas. “É essencial preservar o caixa, em forma de renegociações com fornecedores; captar crédito de forma responsável, com carência e taxas baixas, além de adotar medidas para diferimentos de impostos que os governos estão anunciando. No Instituto Embelleze, disponibilizamos uma assessoria jurídica para os franqueados terem suporte e embasamento nessas decisões.”

  • 4 – Invista nos recursos virtuais

Independentemente de qual for a área de atuação, a Internet com certeza poderá auxiliar para fortalecer os serviços e negócios que normalmente aconteciam presencialmente. Desde a criação de um e-commerce até a publicação de conteúdos, aproveitar o momento de necessidade faz com que muita gente descubra como os recursos virtuais realmente somam em qualquer setor, atraindo pessoas interessadas e potencializando vendas.

A maioria das unidades do Instituto Embelleze está fechada, devido às restrições impostas pela quarentena. Mas, assim como milhares de instituições de ensino, a franquia se adaptou, e os alunos estão acessando conteúdos extras de forma online pela plataforma “Meu Instituto”. Nela são disponibilizados diversos conteúdos para todos os cursos, e atividades dinâmicas para os alunos.

“A plataforma é abastecida constantemente para que o aluno continue aprendendo. Além disso, estamos fornecendo conteúdos extras por meio de ‘lives‘ nas redes sociais, com diversos profissionais de diferentes segmentos da beleza, com o objetivo de manter os profissionais atualizados.”, explica Narcizo.

As unidades têm se mobilizado para oferecer materiais de ensino diferenciado. “Alguns professores têm gravado vídeos e enviado aos alunos via WhatsApp, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre aluno e professor.”

  • 5 – Reorganize recursos

As demandas no mercado mudam constantemente. Em momentos de crise, é importante aproveitar para avaliar quais projetos e linhas de trabalho já não estão mais trazendo resultados e investir em recursos mais simples, que tenham baixo risco de um prejuízo. “Que tal investir em um novo plano operacional e resguardar os gastos com anúncios, por exemplo? Veja o que há de mais recente no setor e avalie se o modelo caberia no seu serviço ou produto. Assim, novas estratégias surgem, e a chance de atrair mais resultados é maior.”

  • 6 – Tenha um preparo emocional e psicológico

Uma das principais dicas para empreender em tempos de crise é estar preparado psicologicamente e emocionalmente para o que pode estar por vir. Manter a calma é fundamental para poder tomar as melhores decisões em situações estratégicas e momentos decisivos. “Acredito que querer continuar atuando sem saber ao certo qual caminho seguir pode tornar a situação ainda mais perigosa. É essencial tirar um tempo para pensar em estratégias e ter novas ideias antes de seguir no negócio.”

  • 7 – Enxerge as redes sociais como grandes aliadas

Potencializar a presença da marca ou empresa nas redes sociais é sinônimo de abrangência. Por isso, é um dos elementos que não pode faltar em qualquer gestão de negócios hoje em dia. “Uma dica é aproveitar o momento atual para planejar uma estratégia de expansão nas redes sociais.”

Além da plataforma Meu Instituto, as redes sociais estão sendo muito importantes nessa adaptação da rede Embelleze. “Estamos aproveitando nossa audiência e nosso relacionamento para propor conteúdos relevantes para os alunos e para aqueles que gostariam de estudar conosco. Produziremos ‘lives’ com especialistas e pessoas que são da área da beleza para oferecer aprendizado de uma forma mais descontraída, além de alguns conteúdos online disponíveis para todos.”

  • 8 – O que esperar da retomada?

Especialistas no assunto indicam que a retomada da economia no País será lenta. Mas isso não significa que ela precise acontecer de forma igual para todos. Para quem já está conseguindo se readaptar e acompanhar as mudanças do cenário atual, os impactos para o futuro podem inclusive ser positivos, pois o momento está servindo para empresas e empreendedores explorarem novos horizontes de oportunidades. “Com certeza, muito do que as pessoas foram obrigadas a mudar, por agora, serão mudanças permanentes no futuro. No Instituto Embelleze, o investimento na nossa plataforma exclusiva tem crescido cada dia mais, e continuará auxiliando todos os futuros profissionais, mesmo pós-pandemia.”