Tecnologia contribui para melhorar a gestão de franquias

O investimento em tecnologia feito por redes de franquias contribuiu para o desempenho do setor no ano passado. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, a expansão de 5% no número de unidades e de 7% na receita do setor em 2018 (dados preliminares) foi impulsionada pela retomada da economia, mas também refletiu aportes em tecnologia na operação das redes.

A adoção de plataformas tecnológicas ajuda no crescimento consistente das redes. Dada a capilaridade de alguns franqueadores, o uso de tecnologia facilita a obtenção de informação relevante para acompanhar o desempenho e dar suporte às unidades.

Entre as ferramentas básicas para o acompanhamento, por exemplo, das vendas estão as plataformas de gestão de relacionamento com clientes (CRM, na sigla em inglês). É nesse tipo de sistema que as equipes comerciais registram os dados dos clientes e todos os passos de cada negociação. Por meio de CRM, é possível saber quantas visitas foram realizadas, quem participou das reuniões, quando foram feitas ligações, que propostas foram enviadas, quais as metas de cada vendedor, entre outros indicadores.

Paulillo: CRM é termômetro
Termômetro

Na prática, é como se cada franqueado fosse um vendedor. Para o franqueador, usar o sistema permite traçar um mapa de rendimento das unidades. O software fornece indicadores, de maneira clara, como número de clientes, volume de vendas e evolução do faturamento.

“Com as métricas certas, o CRM se transforma em um termômetro do desempenho das unidades franqueadas, auxiliando no monitoramento completo de métricas que permitem identificar e solucionar possíveis falhas”, diz Gustavo Paulillo, CEO do Agendor, plataforma de aprimoramento comercial e um dos principais sistemas brasileiros de CRM.

Entre os mais de 3 mil clientes pagantes do Agendor (há também uma versão gratuita do aplicativo) estão franqueadoras, como a Alphagraphics, rede de gráficas rápidas. Um dos diferenciais da plataforma é o chamado fluxo inteligente de atividades. A ferramenta apresenta perguntas e propõe ações quando o usuário termina uma tarefa, faz ou recebe uma ligação de um cliente ou, ainda, após o horário de uma reunião agendada.

Tecnologia de cobrança

As franquias têm a seu favor um back office estruturado. Por mais que seja a primeira experiência como empreendedor, o franqueado não começa do zero. Ele tem produto, marca, localização e mercado já validados. Entretanto, no dia a dia, o franqueado enfrenta desafios semelhantes aos de empreendedores que apostam em um negócio inédito.

Lidar com a inadimplência é um deles. Dependendo do produto ou serviço vendido, o pagamento pode ser feito parcelado ou no final de um período. Cabe ao empreendedor garantir que as contas estejam em dia. Essa função ocupa, em média, uma hora do dia de empresários de pequenos negócios.

Com automação, entretanto, o tempo pode ser reduzido para 15 minutos. Tecnologias, como a da Asaas, ajudam a simplificar processos diários como o da cobrança. O software da empresa permite a automatização de pagamentos, gerando uma cobrança, lembrando do seu vencimento e, se preciso, cobrando por diferentes canais a efetivação do pagamento.

Segundo a Asaas, a tecnologia já conseguiu reduzir em 55% o índice de inadimplência dos clientes de seus usuários. Isso ajuda a transformar um processo desconfortável e desagradável em uma atividade simples, prática e efetiva.

Smart Fit usa software de gestão de ponto

Outro desafio para as franquias é a gestão de presença dos funcionários. Investir em tecnologias como reconhecimento facial, biometria, IoT (Internet das Coisas) e cloud computing para o registro de ponto dá mais segurança jurídica tanto para a empresa, quanto para os colaboradores.

A regional de Florianópolis da Smart Fit, rede de franquias de academias, contratou as aplicações da Ahgora, desenvolvedora de softwares e hardwares de gestão de ponto e acesso. Essa tecnologia facilita a gestão de presença de equipe, automatiza processos e reduz custos da franquia.

 “É um novo modelo de gestão que nos permite ter mais tempo para desenvolver os nossos profissionais”, afirma a gerente da regional de Florianópolis, Luciana Sukys Cantarella. Segundo ela, todas as informações são transmitidas em tempo real, o que garante uma visão ampla do dia a dia de cada unidade. “E ainda podemos acompanhar por meio do nosso smartphone ou tablet, o que é muito prático”, ressalta.

Para mais informações acesse

www.agendor.com.br

www.assas.com

www.ahgora.com.br