5àsec lança sua primeira lavanderia de autosserviço em Belém

A 5àsec lançou neste mês de novembro a primeira lavanderia de autosserviço da marca. O novo modelo de negócio da rede de franquias de lavanderias foi implantado na cidade de Belém, capital do Estado do Pará.

O investimento neste novo formato, segundo a 5àsec, é a partir de R$ 115 mil, com três máquinas de lava e seca. A primeira unidade deste novo modelo  é operada por uma das  franqueadas da marca Leandra Bisi Priante, que está há dez anos na rede.

Lavanderia e coworking

Toda a operação é realizada via aplicativo. O cliente preenche um cadastro, efetua o pagamento eletrônico do serviço, e a máquina é liberada para uso. Em seguida, o cliente recebe os produtos para fazer a lavagem, escolhe o programa e o ciclo de acordo com o tipo de roupa, e a máquina faz todo o serviço.

Coworking

A parte da frente do andar térreo da nova unidade de Belém é destinada ao autosserviço. O espaço conta com duas máquinas de lavar e secar, com capacidade de dez quilos.

Mas a primeira lavanderia de autosserviço da 5àsec conta ainda com o maquinário para atendimento tradicional e de serviço de costura, localizado nos fundos da unidade. No andar superior, o cliente conta ainda com um espaço de coworking que pode utilizar enquanto espera a lavagem das peças.

“Comecei a observar que havia procura por esse tipo de serviço; que era uma necessidade dos consumidores e uma tendência do mercado”, conta Leandra. Segundo a franqueada, como sabia que a franqueadora já estava desenvolvendo um projeto com este foco, propôs investir nesta novidade, como um serviço complementar de baixo custo em Belém.

Ambiente aconchegante

“Achamos um ponto estratégico, localizado na avenida Brás de Aguiar, bem conhecida na região. A ideia do coworking veio para entreter o cliente e até mesmo conceder a oportunidade de aproveitar o espaço de forma benéfica”,  afirma a franqueada.

A unidade também oferece Wi-fi, TV, espaço pet friendly na entrada e vending machine. Com isso, segundo a Leandra, proporciona um ambiente aconchegante e agradável para o público que busca serviços de lavanderia na cidade.

Embora o uso do autosserviço seja autoexplicativo, a franqueada diz que achou melhor, neste primeiro momento, ter uma colaboradora na unidade. “Para passar todas as orientações, as vantagens e os diferenciais da marca, para que o cliente se sinta amparado e conectado”, explica. Segundo Leandra, essa funcionária também ficará responsável pela apresentação dos demais serviços disponíveis, como o de costura e o de coworking.

Tratamento especial

A lavagem e secagem das peças pelo autosserviço custa R$ 35. São aceitas peças de vestuário, cama, mesa, banho e até mesmo edredom. Ao finalizar o processo de limpeza, basta tirar as roupas da máquina de lavar e colocá-las na secadora.

A lavanderia tradicional, nos fundos da loja, atende clientes que precisam lavar peças mais delicadas ou que busquem por tratamento especial para açgum item, como a revitalização, passadoria, lavagem a seco ou o serviço de bactericida.

Potencial de crescimento

“Este modelo híbrido, com a opção do autosserviço, será replicado na rede e está disponível para todo Brasil”, afirma o diretor de Novos Negócios e Expansão da 5àsec, Alex Quezada. Segundo ele, o objetivo é diversificar o público-alvo da marca, por meio de um modelo que dá mais autonomia para o cliente, e é mais acessível.

“Projetamos a implantação de 15 unidades em 2021, em diferentes Estados brasileiros”, revela Quezada. Segundo ele, o grande atrativo para investimento é o enorme potencial de crescimento. A 5àsec, citando dados da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia, diz que, atualmente, apenas 4% da população economicamente ativa utilizam serviços de lavanderia, sendo que mais de 20% dessa população são consideradas clientes em potencial.