Franquias mineiras se expandem para cidades do interior do Estado

Menor concorrência e custos de operação baixos estimulam a expansão de franquias mineiras para cidades do interior de Minas Gerais. Essa é a conclusão de levantamento feito pelo Sebrae Minas com as 185 unidades franqueadas do Programa Minas Franquia. Desse total, cerca de 70% são de cidades do interior do Estado.

Segundo o Sebrae Minas, o franchising é um mercado que cresce no Brasil e é hoje um caminho muito procurado por quem quer empreender. Porém, com a saturação do mercado em grandes centros urbanos, muitos empreendedores têm optado por continuar no interior ou expandindo para outras cidades com menor densidade populacional.

Para a analista do Sebrae Minas Alessandra Simões, a concorrência bastante disputada nas grandes cidades e os altos custos de operação têm dificultado o crescimento do faturamento de muitos negócios, e desestimulado algumas empresas de investir nas capitais. “Se comparado com as grandes cidades, o interior tem preços de alugueis e custos administrativos mais baixos, além de uma disponibilidade de mão de obra qualificada e ainda consumidores com bom poder aquisitivo”, explica a analista do Sebrae Minas.

Desde 2010, o Projeto Minas Franquia tem oferecido às micro e pequenas empresas do interior e da capital mineira uma alternativa para expansão de seus negócios. O projeto orienta na estruturação das empresas com potencial de crescimento para que se tornem franqueadoras nos termos estabelecidos pela Lei do Franchising. “Das 97 empresas que tiveram apoio do projeto e se tornaram franqueadoras, 81 eram de cidades do interior e 16 de Belo Horizonte”, afirma.

A procura por informações para se tornar uma franqueadora é muito expressiva no interior do Estado, relato o Sebrae Minas. De acordo com o órgão, apenas neste ano, 15 novas empresas, apoiada pelo Minas Franquia, estão em processo para se tornar franqueadoras em cidades como Ipatinga e Governador Valadares.

“É importante lembrar que, independentemente do local que a franquia seja aberta, os empresários que querem franquear, ou empreendedores que pretendem investir em uma franquia, precisam buscar capacitação, planejamento e pesquisas sobre o mercado e o público que desejam atingir antes de abrir o negócio”, afirma Alessandra.

Franquias mineiras

Um bom exemplo da interiorização das franquias mineiras é a empresa Mastergeo Engenharia Planejamento. É uma franquia que oferece serviços variados no setor de construção civil e de projetos de infraestrutura. De acordo o empresário Renan Magalhães, das 15 unidades franqueadas abertas, 11 estão em cidades como Divinópolis, Viçosa, Passos, Barbacena e Lagoa Santa.

“No interior há um mercado em ascensão”, afirma o empresário. Segundo ele, no caso de franquias, há um prestígio maior em abrir uma empresa em cidades interioranas. “Principalmente, por esse tipo de negócio se diferenciar pelo know-how e padronização de processos”, justifica Magalhães.

Para ele, os custos também podem influenciar diretamente na escolha do empresário em abrir um negócio fora dos grandes centros urbanos. “Em média, uma empresa do interior gasta de 10% a 15% a menos que um negócio na capital. Aluguel e custos operacionais podem pesar muito no final do mês, principalmente, para o pequeno negócio”, diz.

Mais informações: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg?codUf=14