IGA inicia neste ano a sua segunda fase de expansão no Brasil

O IGA – Instituto Gastronômico das Américas, até o final deste ano, pretende dobrar suas unidades no Brasil em comparação às 30 operações que mantinha no final de 2017. A franquia argentina de escolas de gastronomia, no Brasil desde 2009, planeja encerrar 2018 com cerca de 60 unidades franqueadas no País. Hoje, o IGA, fundado na Argentina em 2001, conta com 45 escolas em atividade em 40 cidades de 14 Estados brasileiros.

Presente em sete países, o IGA soma mais de uma centena de unidades em operação pelo Continente, incluindo uma escola em Miami, nos EUA. A rede de franquias vem formando em torno de 20 mil alunos por ano na Argentina, Brasil, Bolívia, Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Uruguai. “O IGA iniciou suas atividades no Brasil pelos Estados do Sul”, lembra a diretora Acadêmica da rede, Brenda Zicarelli.

Brenda: momento certo de investir

Na primeira fase de expansão, concentrou suas atividades na região Sudeste, onde está presente em 27 cidades. Somente no Estado de São Paulo, a rede possui 18 unidades, três das quais na Capital Paulista.

Em busca de novos franqueados, o IGA participou, na semana passada, da ABF Franchising Expo 2018. Nem mesmo a situação difícil econômica pela qual ainda passa o Brasil tira o entusiasmo da rede argentina de escolas de gastronomia. “Momentos de crise são os mais importantes para crescer”, ressalta Brenda. Segundo ela, é exatamente nessas situações em que as pessoas buscam capacitação para poder arrumar emprego. Ela lembra até que o instituto foi criado, em 2001, em plena crise econômica argentina.

Cursos

Brenda explica que a franquia oferece várias opções de cursos que capacitam os alunos a suprir a demanda do mercado de trabalho nacional e internacional. A rede tem cursos de gastronomia e alta cozinha, com duração de dois anos que formam profissionais para atuar como chefs ou até mesmo empreender na área.

Os alunos também podem optar por curso de Certificação Avançada em Gastronomia, com duração de um ano, que forma profissionais para atuar  em várias áreas da gastronomia.

Também há o curso de Confeitaria Profissional e Avançada que torna o aluno especializado na área. O profissional formado no instituto pode trabalhar para  eventos e restaurantes ou gerir a sua própria empresa.

“Tem até cursos para crianças de 8 a 15 anos”, revela Brenda. Com duração de oito meses, o curso “Cozinheirinhos” ensina as crianças a arte da cozinha e as noções básicas e as ferramentas para o preparo de comidas rápidas e divertidas.

O Instituto Gastronômico das Américas também ministra cursos rápidos, de um a quatro meses, para complementar e melhorar a capacidade de profissionais do mercado. “Tem muita empresa, como restaurantes e hotéis, que paga o curso para os seus empregados”, conta Brenda.

Perfil

Como perfil ideal, a marca busca pessoas com conhecimento de negócios na área de educação. “Diretores de escola, professores ou investidores que tenham equipe que conheça educação”, informa Brenda. Segundo ela, a rede oferece todo o suporte para o candidato, que passa por entrevista e treinamento para tocar o negócio. A franqueadora ajuda desde a escolha do local, mais o modelo de negócio, montagem da cozinha e dos utensílios.

O investimento médio inicial em uma unidade de 250 m², com uma cozinha, segundo Brenda, é de cerca de R$ 300 mil. “De preferência, a franquia precisa ser instaladas  em locais de grande visibilidade”, detalha a diretora Acadêmica.

De acordo com a diretora, o negócio exige dois profissionais de gastronomia e dois funcionários administrativos, além do franqueado à frente do negócio. Uma curiosidade, segundo Brenda, é que a escola costuma formar seus próprios professores.

Brenda ressalta que o curso garante formação integral ao aluno. “Inclui até idiomas, como o francês (mãe da cozinha) e inglês, para termos técnicos e de gastronomia, matérias primas e utensílios”, explica a executiva.

Ficha Técnica IGA  – Instituto Gastronômico das Américas

  • Investimento médio inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Taxa de franquia: a partir de R$ 45 mil
  • Montagem: a partir de R$ 205 mil
  • Capital de giro: a partir de R$ 50 mil
  • Investimento total: a partir de R$ 300 mil
  • Royalties: 8%
  • Taxa de publicidade: 1%
  • Margem de lucro: 20% a 35%
  • Prazo de retorno: a partir de 14 meses

Mais informações: www.igabrasil.com