Oral Unic pretende quase dobrar de tamanho neste ano

A Oral Unic tem planos audaciosos para este ano de crise por conta da pandemia. A rede de franquias de clínicas odontológicas quer chegar a 110 unidades em operação e faturamento de R$ 386 milhões. Se atingir a meta, vai quase dobrar a rede e o faturamento, em comparação aos números do ano passado.

Em 2019, a Oral Unic conta que cresceu 126% sobre o ano anterior, chegando a 57 unidades e a uma receita de R$ 203 milhões. De acordo com a franqueadora, desde sua fundação, em 2016, a rede de clínicas odontológicas praticamente dobra de tamanho a cada ano.

Em 2017, seu segundo ano de mercado, a rede encerrou aquele exercício com 12 clínicas abertas. Em 2018, já eram 30 unidades. Até junho deste ano de 2020, a rede contabiliza mais de 70 unidades em funcionamento.

Segundo a franqueadora, o faturamento médio por clínica também segue o mesmo ritmo de crescimento. A receita média mensal por clínica passou de R$ 395 mil, em 2018, para R$ 435 mil, em 2019. “As unidades continuam performando muito bem, mesmo com um maior número de clínicas em operação”, afirma Nadim Farid, CEO e fundador da Oral Unic.

A rede apresenta outro dado que sustenta  o bom desempenho das clínicas. As mesmas 30 unidades que já existiam em 2018 faturaram 88,5% a mais que em 2019. A franqueadora diz que um dos fatores que contribui para esse desempenho é o fato de a Oral Unic trabalhar com um consultor de campo para cada dez unidades. “Estamos muito próximos dos franqueados”, diz Farid.

Multifranqueados

O tíquete médio por cliente também vem crescendo ao longo dos anos, segundo a Oral Unic. Em 2018, era de R$ 5,6 mil. No ano passado, o tíquete médio atingiu R$ 6,6 mil, um aumento de 18%. “Como somos uma clínica premium, com serviços e tecnologia de ponta, a experiência que o cliente vive dentro da unidade dá esse retorno. Vendemos um serviço com valor agregado.”

O investimento inicial em uma Oral Unic fica em torno de R$ 950 mil. “É um negócio de alto investimento, mas que traz alto retorno”, garante Farid. Para reforçar que o negócio dá resultado, a Oral Unic informa que o crescimento da rede se dá, principalmente, com a venda de novas unidades para quem já é franqueado da marca.

A Oral Unic informa que, ainda que ofereça toda a gama de serviços odontológicos, tem como foco os implantes e próteses. Esses serviços representam 85% do mix das clínicas. Em 2018, a rede realizou 161 mil consultas e 35 mil avaliações. Em 2019, foram 305 mil consultas e 75 mil avaliações.