Faturamento das franquias teve queda média de 48,2% em abril

As franquias brasileiras tiveram queda média de 48,2% no faturamento em abril, em comparação ao mesmo mês de 2019. No período, 12% das unidades de franquia tiveram suas operações suspensas, e 0,5% encerraram as atividades. Os segmentos mais afetados pela crise da pandemia de Covide-19 foram Turismo, Entretenimento, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem Estar.

Faturamento das franquias cai em abril

Esses são os principais resultados de estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP. Os indicadores confirmam a trajetória de queda que já havia sido detectada na segunda quinzena de março, quando cerca de metade das franquias teve queda de receita superior a 25%.

O presidente da ABF, André Friedheim, diz que políticas de restrição a circulação, fechamento de centros comerciais, entre outras medidas em todo o País, causaram impacto severo ao franchising como um todo. Segundo ele, houve quedas históricas na geração de receita. “No entanto, o setor não ficou parado”, ressalta.

Friedheim lembra que as redes intensificaram o suporte aos franqueados, isentaram ou postergaram o pagamento de taxas e, principalmente, incentivaram a digitalização das operações. “Essa adaptação expressa é muito importante para o setor e não apenas no curto prazo. Esperamos que esta situação deixe lições importantes que tornarão o sistema ainda mais moderno e resiliente”, afirma o presidente da ABF.

Delivery

A pesquisa apontou ainda que, em abril, 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery. Segundo a  ABF, isso é um recorde histórico. No segmento de Moda, 53% pretendem manter o delivery partindo das unidades após a pandemia. Muitas redes que utilizam plataforma de e-commerce da franqueadora planejam mantê-la posteriormente.

A Pesquisa de Desempenho Mensal referente ao mês de abril envolveu uma base amostral que representa cerca de 21% das unidades e 23% do faturamento. Auditados por empresa independente, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos governamentais de diversas esferas, entidades internacionais do franchising e instituições financeiras.

Mais informações: www.abf.com.br