Dóffee faz sucesso com donuts abrasileirados

Donuts diferentões da Doffee
Donuts de cachorro quente e hambúrguer

A Dóffee Donuts & Coffee, rede de franquias de donuts, investiu em sabores bem conhecidos dos brasileiros. Com donuts de brigadeiro, de churros e de algodão doce, ou de pão na chapa, hambúrguer e cachorro quente, no cardápio, a marca busca diferenciar-se no mercado de franquias de alimentação.

No ano passado, segundo a empresa, o faturamento da rede alcançou os R$ 30 milhões. Para 2025, a Dóffee projeta receitas de cerca de R$ 40 milhões.

Criada em 2019, em Curitiba (PR), e transformada em franquia a partir de 2021, a rede conta hoje com 22 unidades, sendo uma própria, nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Os planos de expansão da marca incluem manter o crescimento nas regiões sul e sudeste e avançar em direção ao centro-oeste e nordeste.

Reinvenção do donuts

O negócio surgiu com a proposta de reinventar o tradicional doce, que faz muito sucesso nos Estados Unidos, abrasileirando a receita com sabores inusitados e ingredientes comuns da gastronomia brasileira.  “Quando a gente pensa em donuts, logo vem à mente a ideia de uma sobremesa”, conta o empresário Alysson Wiinsch, um dos fundadores da Dóffee, junto com os amigos Leticia Mendes e Pablo Vieira. Ele explica que, por ser uma massa frita, o donuts acaba tendo uma versatilidade maior. “Daí a ideia de trazer opções salgadas, como o donuts na chapa, com manteiga, ou o cachorro quente, em que trocamos o pão pela massa.”

Atualmente, o cardápio da rede conta com mais de 30 opções, incluindo o carro chefe da casa, o Homer, em alusão ao personagem do clássico desenho, e o novo preferido do público, o Donuts Burguer, um hambúrguer defumado com a massa tradicional de donuts.

Dóffee expande por franquias

A marca foi concebida originalmente como uma pequena loja, em estilo to go. A ideia de franquear surgiu em 2020. Na época, a Dóffee já contava com duas unidades próprias na capital paranaense. A primeira franquia foi lançada em 2021, dando início ao processo de expansão por meio do franchising.

A produção conta com uma fábrica com capacidade de 5 mil donuts por dia. Para manter o padrão de qualidade da marca, os sócios investiram na construção de um Centro de Distribuição próprio, de onde saem todas as misturas das massas.

Os sócios fundadores da Dóffee (da esq. para a dir.): Pablo, Letícia e Alysson

“A partir de agora, ao invés de fornecermos a massa (que seria frita na loja), iremos entregar os donuts já fritos, sendo apenas finalizados com cobertura e recheio nas unidades”, afirma Wiinsch. Com isso, segundo ele, mantém-se o padrão e simplifica-se a operação do franqueado.

FICHA TÉCNICA
  • Nome da marca de franquia: Dóffee Donuts & Coffee
  • Segmento de atuação no franchising: alimentação
  • Ano de fundação da franqueadora: 2019
  • Ano de início no Franchising: 2021
  • Tipos de formatos: quiosque, loja de rua e loja de shopping
  • Total de unidades: 22
  • Unidades próprias: 1
  • Investimento inicial: R$ 150 mil (quiosque) | R$ 295 mil (loja de rua) R$ 450 mil (loja de shopping)
  • Capital de giro: R$ 40 mil
  • Royalties: 5% ao mês
  • Taxa de publicidade: 1% ao mês
  • Faturamento médio bruto mensal: R$ 100 mil
  • Lucro médio: 15%
  • Retorno do investimento: 24 meses
  • Mais informações: www.doffee.com.br