Dóffee faz sucesso com donuts abrasileirados
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A Dóffee Donuts & Coffee, rede de franquias de donuts, investiu em sabores bem conhecidos dos brasileiros. Com donuts de brigadeiro, de churros e de algodão doce, ou de pão na chapa, hambúrguer e cachorro quente, no cardápio, a marca busca diferenciar-se no mercado de franquias de alimentação.
No ano passado, segundo a empresa, o faturamento da rede alcançou os R$ 30 milhões. Para 2025, a Dóffee projeta receitas de cerca de R$ 40 milhões.
Criada em 2019, em Curitiba (PR), e transformada em franquia a partir de 2021, a rede conta hoje com 22 unidades, sendo uma própria, nos Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Os planos de expansão da marca incluem manter o crescimento nas regiões sul e sudeste e avançar em direção ao centro-oeste e nordeste.
Reinvenção do donuts
O negócio surgiu com a proposta de reinventar o tradicional doce, que faz muito sucesso nos Estados Unidos, abrasileirando a receita com sabores inusitados e ingredientes comuns da gastronomia brasileira. “Quando a gente pensa em donuts, logo vem à mente a ideia de uma sobremesa”, conta o empresário Alysson Wiinsch, um dos fundadores da Dóffee, junto com os amigos Leticia Mendes e Pablo Vieira. Ele explica que, por ser uma massa frita, o donuts acaba tendo uma versatilidade maior. “Daí a ideia de trazer opções salgadas, como o donuts na chapa, com manteiga, ou o cachorro quente, em que trocamos o pão pela massa.”
Atualmente, o cardápio da rede conta com mais de 30 opções, incluindo o carro chefe da casa, o Homer, em alusão ao personagem do clássico desenho, e o novo preferido do público, o Donuts Burguer, um hambúrguer defumado com a massa tradicional de donuts.
Dóffee expande por franquias
A marca foi concebida originalmente como uma pequena loja, em estilo to go. A ideia de franquear surgiu em 2020. Na época, a Dóffee já contava com duas unidades próprias na capital paranaense. A primeira franquia foi lançada em 2021, dando início ao processo de expansão por meio do franchising.
A produção conta com uma fábrica com capacidade de 5 mil donuts por dia. Para manter o padrão de qualidade da marca, os sócios investiram na construção de um Centro de Distribuição próprio, de onde saem todas as misturas das massas.
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“A partir de agora, ao invés de fornecermos a massa (que seria frita na loja), iremos entregar os donuts já fritos, sendo apenas finalizados com cobertura e recheio nas unidades”, afirma Wiinsch. Com isso, segundo ele, mantém-se o padrão e simplifica-se a operação do franqueado.
FICHA TÉCNICA
- Nome da marca de franquia: Dóffee Donuts & Coffee
- Segmento de atuação no franchising: alimentação
- Ano de fundação da franqueadora: 2019
- Ano de início no Franchising: 2021
- Tipos de formatos: quiosque, loja de rua e loja de shopping
- Total de unidades: 22
- Unidades próprias: 1
- Investimento inicial: R$ 150 mil (quiosque) | R$ 295 mil (loja de rua) R$ 450 mil (loja de shopping)
- Capital de giro: R$ 40 mil
- Royalties: 5% ao mês
- Taxa de publicidade: 1% ao mês
- Faturamento médio bruto mensal: R$ 100 mil
- Lucro médio: 15%
- Retorno do investimento: 24 meses
- Mais informações: www.doffee.com.br