Microfranquias têm operação enxuta e baixo custo inicial

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou crescimento de 49% das microfranquias, em 2022. Esse modelo de negócio contribuiu significativamente para o faturamento do franchising, que ultrapassou os R$ 210 bilhões no ano passado.

Entre os atrativos das microfranquias estão o baixo investimento inicial, de até R$ 105 mil, e a estrutura operacional mais enxuta. Geralmente, esse modelo de franchising opera a partir de quiosques, unidades móveis, home based, onde o franqueado trabalha em casa, sem um ponto físico.

Franqueados gerem as próprias microfranquias

Há também as franquias no modelo dark kitchens, onde o franqueado aluga uma cozinha que atende somente pedidos no delivery e ou balcão. Além disso, a maioria dos microfranqueados pode gerenciar toda a operação sozinho ou com poucos funcionários, o que torna a manutenção da unidade ainda mais barata.

Microfranquias têm vida longa

“É evidente que esse modelo de baixo investimento terá vida longa, até porque esse ciclo é retroalimentado à medida que elas se multiplicam”, explica o consultor associado à ABF, Erlon Labatut. Segundo ele, o sucesso das microfranquias se deve ao fato de ser um modelo de negócios de investimento mais baixo, onde mais pessoas conseguem dispor do valor inicial.

A seguir, algumas opções de microfranquias disponíveis no mercado

Cuidare Brasil

Rede de cuidadores de pessoas do país, especializada em cuidados domiciliares. Com profissionais qualificados e treinados, a marca oferece serviços especializados para pessoas de todas as idades, incluindo crianças, idosos, convalescentes e pacientes no período pós-operatório.

  • Investimento inicial: de R$ 35 mil a R$ 50 mil (dependendo do tamanho da cidade) – incluem taxa de franquia, material gráfico/marketing e treinamentos.
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$ 54 mil a R$ 180 mil

Código Kid

Rede de escola de programação e robótica para crianças e adolescentes.  Oferece cursos exclusivos desenvolvidos por profissionais da área pedagógica e da tecnologia. O objetivo é formar crianças capacitadas para os desafios do futuro.

  • Investimento inicial: Aproximadamente R$ 30 mil (taxa de franquia, estruturação do ponto, compra de maquinários, móveis, adaptação do ponto e capital de giro)
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Retorno do investimento: média de 8 meses

Conserta Bike

Microfranquia de rede de bikes faz sucesso

Rede de franquias de bikeshop. A marca oferece serviços completos de manutenção de bicicletas a um baixo custo, venda de peças, bicicletas de todos os tipos, acessórios e vestuário especializados, com suporte completo em todas as atividades e treinamentos para os franqueados.

  • Investimento inicial total convencional (e o que compõe o valor): Aproximadamente R$ 40 mil (taxa de franquia, estimativa de reforma e adequação do ponto comercial, móveis, estoque de peças, bicicletas, acessórios, vestuário e ferramentas)
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Retorno do investimento: de 8 a 10 meses

Sofá Smart

Microfranquias despontam em redes de serviços

Especializada em serviços de limpeza, higienização e impermeabilização de estofados comerciais, residenciais e automotivos.

  • Investimento inicial total: R$16,9 mil (taxa de franquia, maquinário, estoque inicial, kit marketing com uniformes, crachás, panfletos e cartão de visitas, além do treinamento operacional, administrativo e comercial para gestão do negócio)
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Retorno do investimento: de 4 a 6 meses

Premyer Franchising

Redes de microfranquias estão entre as mais acessíveis

A marca é especializada em impermeabilização de tecidos, estofados, tapetes e carpetes, além de sanitização de ambientes. Recém-entrada para o franchising, a marca possui cinco unidades nos estados do Paraná e Santa Catarina, e pretende expandir por todo o Brasil e exterior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil (taxa de franquia, estoque inicial, máquinas e treinamento)
  • Prazo de retorno do investimento: 6 a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$ 7 mil a 27 mil

Beleza Express

A Beleza Express é uma franquia de salão de beleza delivery. O franqueado, ao comprar sua unidade, receberá uma malinha com tudo para começar a trabalhar na área de beleza com kits de manicure, cabeleireiro e design de sobrancelhas. A marca também conta com o modelo de mini salão de beleza, instalado em uma pequena área/loja. O seu embaixador é ninguém menos que Thiago Lacorte, especialista em noivas e makeup artist de celebridades.

  • Investimento inicial: de R$ 4,9 mil (modelo Esmalteria Express) a R$ 30 mil (Mini Salão)
  • Prazo de retorno: 14 a 18 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$ 5 mil a R$ 35 mil.

Dank Idiomas

Microfranquias de idiomas facilitam a vida dos franqueados

Rede de escolas de inglês. Criada em 2010 pela professora e empresária Mariza, formatou franquia para o modelo home office, com aulas online, em 2018. O franqueado faz a gestão do negócio e pode cuidar da parte pedagógica ou contratar professores. A rede tem unidades espalhadas pelo Brasil, Uruguai e Canadá.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: até 18 meses
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 9,5 mil.

Ginástica do Cérebro

Rede de cursos de estimulação cognitiva por meio de atividades como o soroban (instrumento lógico-matemático de origem oriental), jogos e desafios que estimulam a memória e o raciocínio lógico, entre outras capacidades. O franqueado atua como instrutor dessas atividades. A empresa conta com 18 unidades em dez estados.

  • Investimento inicial: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 20 mil.