Apesar da crise, Água de Cheiro cresce 17% em número de operações

O número de operações da Água de Cheiro, apesar da crise do novo coronavírus, avançou 17% ano. A rede de franquias de beleza e perfumaria chega ao fim deste ano com 140 operações em todo o território nacional. Segundo a franqueadora, 32 novas unidades foram implantadas neste ano. Nos próximos cinco anos, a previsão é triplicar a presença nacional da marca.

Em 2020, a rede lembra que todo o mercado foi impactado pela pandemia da Covid-19. Porém, apesar da crise e do cenário desfavorável, a Água de Cheiro afirma que  suas estratégias de expansão ajudaram a driblar a instabilidade econômica. O atual plano de expansão da rede teve início há três anos, com a compra da marca pelo Grupo Narsana.

Segundo Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro, a pandemia mostrou que, apesar de o mercado de beleza não ser considerado como essencial, mesmo em meio à crise, as pessoas continuaram consumindo produtos do segmento. “Isso gerou maior interesse nos empresários que buscavam por empreendimentos seguros e, consequentemente, encontraram na Água de Cheiro o negócio perfeito para apostar suas fichas”, afirma.

Informações relevantes

Ainda de acordo com o diretor, foi necessário estar mais próximo de potenciais empresários, alimentando-os com informações que comprovassem as chances de retorno do empreendimento. Também foi necessário investir em campanhas de incentivo mais agressivas. “Notamos que os empreendedores ainda estavam por aí, procurando oportunidades, porém mais cautelosos e precavidos”, lembra Caverzan.

Ao longo do ano, o foco da Água de Cheiro esteve voltado para a abertura de unidades na região Sudeste, principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, cidade de origem da marca. A franqueadora também direcionou sua expansão para Fortaleza, na região Nordeste. Segundo a empresa, essas áreas são estratégias para a rede de beleza e perfumaria. Em média, entre as 32 operações da Água de Cheiro inauguradas em 2020, 14 delas estão presentes nessas quatro cidades.

A busca por multifranqueados, com interesse na abertura de mais de três operações, continuou como parte essencial na estratégia de expansão da rede. “Hoje, cerca de 25% dos franqueados da Água de Cheiro detêm mais de um ponto comercial”, contabiliza o diretor. Caverzan diz que a ideia é fazer esse percentual de multifranqueados crescer. “Entendemos que é um caminho sustentável e eficiente para a rede expandir”, comenta o diretor.