O Boticário mantém a liderança no ranking da ABF
O Boticário manteve, no ano passado, a primeira colocação no ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) das maiores franquias por número de unidades. A rede do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar terminou o ano passado com 3.724 operações. A diferença de O Boticário para a segunda colocada foi superior a mil unidades. Este é o terceiro ano consecutivo que O Boticário lidera o levantamento da ABF.
A segunda posição também foi preservada pela rede de Alimentação AM PM Mini Market. No ano passado, fechou com 2.493 franquias, aumentando o volume de operações que havia alcançado no ano anterior. Ainda no mesmo segmento, o McDonald’s assumiu o terceiro lugar no ranking, ao totalizar 2.289 pontos de venda. A rede de fast food troca de posição com a Cacau Show, que caiu para o quarto lugar no levantamento da ABF, com a 2.232 unidades.
A quinta colocação foi para a Subway, detentora de 2.094 operações. A rede do segmento de Alimentação voltou a participar do ranking da ABF este ano. A sexta posição é da Jet Oil (Serviços Automotivos) e o sétimo lugar foi mantido pela rede Kumon (Serviços Educacionais).
Entre as dez maiores redes, subindo três posições, a CVC (Hotelaria e Turismo) avançou do 11º para o 8º lugar. A nona posição foi mantida pela Wizard by Pearson (Serviços Educacionais), e o 10º lugar ficou com a BR Mania (Alimentação), duas posições abaixo do ano anterior.
Do 10º ao 20º lugar o destaque vai para o salto das redes Seguralta e Acqio. Também registra-se o ingresso para o ranking deste ano da rede Burger King Brasil (Alimentação), em 19º. As concorrentes no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, Óticas Carol e Óticas Diniz ficaram em 13º e em 14º lugares, respectivamente.
Mais posições
De acordo com o ranking da ABF, as redes que mais conquistaram posições foram a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos) e a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios). A primeira saltou seis posições, do 21º para o 15º lugar. A segunda subiu cinco casas, da 17ª para a 12ª colocação. A CVC Brasil foi do 11º para o 8º lugar, e a Chiquinho Sorvetes, da 30ª posição para a 27ª. Analisando-se apenas a variação de unidades, destaque para a Acqio (66%), Seguralta (26%) e CVC Brasil (17%).
Estrearam no rol das 50 maiores as redes Clube Turismo (Hotelaria e Turismo), em 26º, Hinode (Saúde, Beleza e Bem-Estar), em 29º, Help! Loja de Crédito (Serviços e Outros Negócios), em 40º e Jan-Pro (Limpeza e Conservação), no 44º lugar. A data de referência para compor o retrato das informações foi 28 de dezembro de 2018.
Conheça as 50 maiores franquias
(por número de unidades)
Fonte: ABF
Mais informações: www.abf.com.br