Rede Orthodontic calcula encerrar o ano com avanço de 50% no faturamento
A Orthodontic, rede de clínicas odontológicas especializada em ortodontia, pretende encerrar este ano com faturamento 50% superior aos R$ 141 milhões registrados no ano passado. Se a meta for concretizada, o total das receitas poderá chegar a R$ 211,5 milhões. Segundo a empresa, 15 novas unidades deverão ser abertas até o final do ano, elevando as operações da rede para 195 unidades, das quais três próprias, em 18 Estados e Distrito Federal.
Somente no primeiro semestre, a Orthodontic, que até recentemente usava a marca Ortodontic Center, inaugurou oito operações. A rede encerrou o ano passado com 166 clínicas abertas, o que representou crescimento de 18,5% em comparação às 140 unidades que a rede de franquias mantinha em 2015.
A estratégia para obter esse resultado, em meio à crise econômica, segundo a franqueadora, foi oferecer tratamento ortodôntico de qualidade a um preço acessível às classes C e D. Segundo Fernando Massi, um dos fundadores da Orthodontic, a empresa estudou esse público que, segundo ele, não tinha condições de colocar aparelho dental, devido ao alto custo. “A Orthodontic possibilitou o acesso dessa população ao tratamento ortodôntico a um preço que cabe no bolso”, destaca.
Mídias sociais
Entre as ações para atingir os resultados, a franqueadora investe firme no relacionamento, prospecção ativa e na fidelização de seus clientes. Desde 2002, quando foi fundada, a empresa calcula ter atendido mais de 2 milhões de clientes. Em 2016, a rede Orthodontic fechou o ano com 203 mil pacientes ativos, contra 188 mil do ao anterior. O número de novos pacientes no ano passado foi de 133 mil, 64% superior aos 81 mil de 2015.
“Investimos muito em CRM. Com isso, melhoramos ainda mais a percepção na qualidade do serviço prestado, aumentando a satisfação e, consequentemente, conquistando um número muito significante de clientes que nos indicam novos clientes”, afirma Massi. Segundo o empresário, a rede de clínicas também está em contato direto com o público jovem, por meio das mídias sociais, um dos programas de prospecção ativa da franquia.
Ficha Técnica – Orthodontic
- Ano de Fundação: 2002
- Ano de entrada no franchising: 2004
- Segmento no franchising: Saúde, Beleza e Bem-Estar
- Total de unidades próprias: 3
- Número total de franquias: 187
- Formatos disponíveis: Loja
- Investimento inicial total: R$ 350 mil
- Capital para instalação: R$ 190 mil
- Taxa de franquia: R$ 45 mil
- Taxa de Propaganda: 2% do faturamento
- Royalties: 8% do faturamento
- Capital de giro: R$ 115 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
- Prazo de retorno: 22 meses
- Área para instalação: 130m²
- Número de funcionários na operação: 5 funcionários
- Contato para falar sobre franquias: Camila Stocco (43) 3031-1010
- Site: www.orthodonticbrasil.com.br