Convenção de franqueados ajuda a manter a sintonia da rede

A convenção de franqueados é um dos instrumentos mais importantes para manter toda a rede em sintonia com as diretrizes da franqueadora. É o momento de troca de energia e de experiências entre franqueados e setores estratégicos da franqueadora.
“É algo que toda franqueadora deve realizar e, de preferência, anualmente”, diz o consultor de franquias e especialista em varejo Erlon Labatut. Ele conta que esses eventos contribuem para alinhar o que há de ser feito nas franquias. Contribuem ainda para aumentar a proximidade entre a franquia e todos os franqueados, o que pode resultar no aumento de colaboração entre os diferentes franqueados da marca.
Tamanha a importância estratégica desses eventos que Labatut recomenda que a franqueadora realize sua convenção, mesmo que a rede ainda tenha poucos franqueados. Segundo ele, basta uma adaptação para essa realidade. “Em vez de ser um grande evento, como vemos nas redes já bem consolidadas, pode ser um encontro de uma manhã, por exemplo, em que os conteúdos são apresentados pelos franqueadores e parceiros da marca”, sugere.
Espírito de unidade
O ideal, para o consultor, é que nessas convenções haja sempre uma interação entre franqueados, para contribuir no alinhamento de cada setor de franquia da empresa. “Com as convenções, se cria ou se fortalece o espírito de unidade da rede, com todos saindo com a certeza de que estão no mesmo barco”, explica.
O consultor também ressalta que, para alcançar um resultado positivo ainda maior, é necessário ter treinamentos para que os franqueados melhorem a performance das suas unidades. “Como conteúdos que mostrem o planejamento da marca para o ano seguinte, além das melhorias que já foram realizadas.”
Com toda a equipe reunida, a exposição dos problemas comuns e as soluções encontradas fortalecem o vínculo e ajuda a franqueadora a ajustar o rumo. “Em muitos casos, uma ideia de um franqueado pode ser incorporada à rede, gerando ganhos para todos.”
Convenção de franqueados de fevereiro

Neste início de ano, duas redes realizaram as suas convenções. A EcoPower, franquia de energia solar, promoveu, entre os dias 12 e 15 deste mês, em Barretos (SP), o “Power Connection 2025”’, a convenção de vendas que reuniu franqueados, parceiros e líderes do setor. Nos dias 14 e 15, foi a vez de a Trip In Viagens, realizar a sua segunda convenção de franqueados, em Cabo de Santo Agostinho (PE).
Em ambas as convenções, cada uma das franqueadoras reuniu franqueados, fornecedores, equipes internas, especialistas para imersões e treinamentos em temas relevantes para cada uma das organizações.
No caso da EcoPower, a convenção de franqueados contou com palestras, treinamentos e alinhamento de estratégias para impulsionar os negócios e o crescimento da marca. O objetivo foi o de proporcionar a capacitação e atualização dos responsáveis pelas unidades das franquias da rede.
Novidade na convenção de franqueados EcoPower
Segundo a empresa, o evento reforçou a expansão da EcoPower no mercado, com temas relacionados a soluções completas em energia solar, baterias e mobilidade elétrica, além de apresentar novidades exclusivas para a rede de franqueados. Também teve shows especiais e um painel de premiação e reconhecimento aos franqueados que se destacaram em vendas em 2024.
“A proposta foi de gerar conexões, detalhar atualizações de mercado e reforçar a capacitação contínua que a EcoPower oferece aos seus franqueados”, detalhou um dos sócios-fundadores da empresa Anderson Oliveira. O empresário adiantou algumas novidades na convenção.
“Nossa intenção é ter um crescimento no número de franquias no Brasil e levar nosso lema ‘Deixe o Sol Mover a Sua Vida’ ainda mais próximo e acessível da população e das cidades do país.” Oliveira também revelou os planos de investir ainda mais na mobilidade elétrica, com a inauguração de uma montadora de motos elétricas, em Barretos, em parceria com a Horwin.
Com mais de 350 franquias e um corpo técnico formado por mais de 50 engenheiros eletricistas, a EcoPower oferece soluções personalizadas para pessoas físicas e jurídicas, atendendo desde pequenos projetos até grandes indústrias.
Convenção da Trip in Viagens

A convenção da Trip In Viagens reuniu franqueados e fornecedores para uma imersão estratégica, fortalecendo a expansão da marca no setor turístico. A programação contou com atividades voltadas para vendas, marketing e novas tecnologias.
Durante a convenção, segundo a empresa, foram apresentadas inovações estratégicas para a rede, como a implementação de uma avançada ferramenta de gestão de franquias e o lançamento de um aplicativo que oferece roteiros personalizados, elevando a experiência do cliente. Além disso, foi anunciada a contratação de um especialista em vendas, que conduzirá mentorias mensais ao longo de 2025, fortalecendo o desempenho da rede.
Um dos momentos mais aguardados foi a premiação dos franqueados que mais se destacaram ao longo do ano. Os participantes ainda visitaram os hotéis Solar e Viva, seguidos de um passeio pelo centro de Porto de Galinhas e de um jantar de confraternização, fortalecendo o espírito de equipe e troca de experiências.
“A segunda convenção da Trip In Viagens reforçou o compromisso da rede com inovação, qualidade e crescimento contínuo”, afirma o diretor da Trip In Viagens, Manolo Domingos. Segundo ele, com novas tecnologias, um ambiente colaborativo e um planejamento estratégico robusto, a marca se fortalece como referência no setor turístico, impulsionando seus franqueados a alcançar resultados cada vez mais expressivos e oferecer experiências inesquecíveis aos clientes”, ressalta, Domingos.