Franquias de moda: conheça três opções no segmento

As franquias de moda destacaram-se na pesquisa trimestral de desempenho da Associação Brasileira de Franchising. De julho a setembro de 2024, o faturamento das franquias desse segmento avançou 10%, desempenho ligeiramente abaixo dos 12,1% do mercado geral de franquias no mesmo período.

A versatilidade de produtos, que podem ser voltados para o público feminino, masculino e infantil, é um dos grandes atributos das franquias de moda no mercado brasileiro.

Confira três franquias de moda

MILON

No mercado desde 2006, a marca tem inspiração europeia e estilo clássico. Os produtos Milon vestem desde bebês até crianças no tamanho 14, e são típicos de franquias de moda.

A marca faz parte do Grupo Kyly, importante empresa de vestuário infantil do Brasil. Atualmente, a rede de franquia de moda conta com 109 lojas físicas em operação, sendo 81 franquias e 26 lojas próprias.

O investimento inicial é de R$ 350 mil. A previsão de retorno do investimento é a partir de 24 meses. O faturamento médio é de R$ 130 mil. Sobre a compra de produtos, o franqueado recolhe 2%, mais 3% de taxa de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Capital de giro: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio bruto mensal: R$ 130 mil
  • Retorno do investimento: a partir de 24 meses
  • Royalties: 2% da compra dos produtos
  • Taxa de publicidade: 3% sobre o valor de compra dos produtos
  • Mais Informações: Franquias Milon

CALÇADOS BIBI

Especializada em calçados para o público até nove anos, a Calçados Bibi, fundada em 1949, é referência no segmento, e um bom exemplo de franquias de moda. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares e peças por ano.

A marca está presente em mais de 60 países e, no Brasil, opera 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas.

Para tornar-se franqueado da rede, o investimento é a partir de R$ 400 mil. A previsão de retorno do investimento é de 36 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 160 mil. Sobre o faturamento, o franqueado ainda recolhe 6% de royalties, e 3% de taxa de propaganda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio bruto mensal: até R$ 160 mil
  • Retorno do investimento: 36 meses  
  • Royalties: 6%
  • Taxa de publicidade: 3%
  • Mais informações: Franquias Calçados Bibi

PEÇA RARA BRECHÓ 

Franquia de moda voltada para o segmento de produtos da economia circular trabalha com moda feminina, masculina e infantil, além de itens de decoração e móveis. A marca, que foi lançada em Brasília em 2007, deu início à expansão por meio de franquias em 2019.

O investimento para uma loja de 300m², já incluindo taxa de franquia, showroom e capital de giro, é de R$ 499 mil, em cidades a partir de 150 mil habitantes. Para cidades menores, há a versão com 100m², com valor a confirmar diretamente com a franqueadora. O faturamento médio mensal das lojas Peça Rara Brechó é de R$ 194 mil, com lucro médio de 13% e prazo de retorno de 23 meses.

A Peça Rara planeja seguir com a expansão da rede neste ano, e projeta alcançar mais de 300 unidades até o final de 2025.

  • Investimento inicial: R$ 499 mil
  • Faturamento médio bruto mensal: R$ 194 mil
  • Retorno do investimento: 23 meses  
  • Royalties: 6% do faturamento bruto
  • Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto
  • Mais informações: Franquias Peça Rara Brechó