Root quer expandir o negócio de comida saudável pelo franchising
O Root, restaurante carioca de alimentação saudável, aderiu ao franchising para alavancar a expansão do negócio. Atualmente com duas unidades em operação, o empreendimento nasceu durante a pandemia pelas mãos da empreendedora do ramo de alimentos Luma Monteiro.
Fruto de um investimento, à época, de R$ 600, em sociedade com seu irmão, Yan Lorenzo, Luma conta que os primeiros pratos de comida saudável eram preparados na cozinha do seu apartamento. Os primeiros clientes foram os vizinhos do próprio condomínio.
Três anos após o início do negócio, o Root conta com duas unidades na região oeste da cidade do Rio de Janeiro: uma no bairro do Recreio dos Bandeirantes, que opera somente pelo delivery, e outra no Barra Shopping, que é um restaurante que também faz entregas. Segundo a empresa, o Root entrega 1.200 refeições por mês e fatura R$ 1 milhão por ano.
Root tem cardápio diferenciado
A empreendedora juntou seus conhecimentos em nutrição e gastronomia para elaborar um cardápio equilibrado, com comida fresca, saudável e com sabor. O Root tem opções de pratos lowcarb, detox e vegetariano. Com refeições preparadas na hora, as entregas são feitas a partir de 15 minutos após o pedido.
O negócio foi concebido como restaurante com delivery, oferecendo comida do dia a dia, com ingredientes simples, como arroz, feijão, proteína, legumes e saladas, tendo conquistado uma clientela fiel, ao longo dos três anos de operação. O carro-chefe é o “monte o seu prato”, onde o cliente pode escolher entre proteína e duas guarnições.
O negócio também oferece sanduíches, saladas, açaí, quiches e bolos. Também estão disponíveis no cardápio bolos plant based, que não contêm ovo, leite e manteiga, ideal para vegetarianos e intolerantes a esses alimentos.
FICHA TÉCNICA DA FRANQUIA
- Nome da empresa franqueadora: Root Franqueadora
- Nome da franquia: Root
- Fundação da empresa: 2021?
- Início de operação no sistema de franquias: 2025
- Segmento de atuação no franchising: Alimentação
- Número total de unidades: 2
- Número de unidades próprias: 2
- Número de unidades franqueadas: iniciando o processo de expansão por franquias
- Investimento inicial: R$ 130 mil no modelo delivery e cerca de R$ 330 mil no modelo presencial
- Taxa de franquia: R$ 50 mil
- Capital de giro: R$ 30 mil a R$ 40 mil
- Royalties: 6%
- Taxa de publicidade: 1%
- Área mínima: 30 m² (dark kitchen) / 70 m² (presencial)
- Formatos disponíveis: delivery (dark kitchen) e presencial + delivery
- Nº de funcionários: 6
- Faturamento bruto: média de R$ 140 mil
- Lucro líquido: 15%
- Prazo de retorno: 18 a 24 meses
- Prazo de contrato: 5 anos
- Contato: Yan Lorenzo – 21-98384-8681 | root.saudavel@gmail.com | 21-97686-0843
- Site: @root.saudavel (Instagram)