Mercadão dos Óculos inaugura lojas em todas as regiões do Brasil

O Mercadão dos Óculos amplia sua presença em todas as cinco regiões do País. A rede de franquia de óticas inaugurou unidades em Naviraí (MS), Promissão (SP), Lavras (MG), Campo Mourão (PR), Rio de Janeiro (RJ), Ituporanga (SC), Torres (RS), São Mateus do Sul (PR), Bragança (PA), Santa Inês (MA) e Zé Doca (MA). Com essas 11 novas operações, a rede soma mais de 500 óticas.

“O Mercadão dos Óculos oferece um modelo de negócio funcional para todas as regiões do Brasil”, garante o CEO da rede, Gustavo Freitas. Além disso, o empresário diz que a franqueadora conta ainda com o modelo fit, que atende cidades de até 30 mil habitantes.

Assim como as outras unidades, as novas operações irão utilizar a tecnologia Microvix Vision. Segundo a franqueadora, o sistema criado pela Linx em parceria com a VisioLens traz para o franqueado um novo jeito de vender e administrar a loja da marca.

Em tempo real

O diretor de Operações do Mercadão dos Óculos, Fábio Nadruz, explica como funciona o sistema. “O atendente faz a venda, desde as medidas para a armação até a apresentação dos produtos, por um tablet. Em tempo real, o dispositivo mostra os efeitos de diferentes tipos de lentes. Basta apontar a câmera para qualquer lugar e ver o resultado”.

Freitas completa. “Como todo o processo da venda é realizado pelo tablet, isso gera uma base de informações para o franqueado, que tem à sua disposição um dashboard com dados que o ajudam a tomar decisões administrativas mais assertivas.”

De março de 2020 (quando se iniciou o uso dessa tecnologia), até março deste ano, o Mercadão dos Óculos informa que aumentou o faturamento em 15%, e o ticket médio em 30%. “Assim serão as óticas do futuro, e estamos na vanguarda desse processo”, destaca o CEO da rede.

Ficha Técnica (cidades com até 30 mil habitantes) 
  • Investimento: até R$ 120 mil 
  • Taxa de franquia: de R$ 35mil 
  • Capital de Giro: de R$ 12 mil  
  • Área média para Instalação: 25 m² a 45 m² 
  • Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil 
  • Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento 
  • Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses 
Ficha Técnica (cidades acima de 30 mil habitantes) 
  • Ano de fundação: 2012 
  • Ano de fundação do franchising: 2013 
  • Tipo de negócio: Ótica 
  • Número de unidades franqueadas: mais de 500 
  • Investimento: a partir de R$ 170 mil 
  • Taxa de franquia: de R$ 45 mil a R$ 65 mil 
  • Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil 
  • Área média para Instalação: 40 m² a 70 m² 
  • Número de funcionários: 4 
  • Royalties: 5% sobre o faturamento 
  • Taxa de publicidade: 2% 
  • Faturamento médio da unidade: R$ 58 mil 
  • Lucro médio mensal: de 15% a 25% do faturamento 
  • Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses 
  • Sitewww.mercadaodosoculos.com.br 

(Foto: Divulgação)