Franchising Brasil é renovado pela ABF e Apex-Brasil
O convênio Franchising Brasil foi renovado até 2022. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) celebraram, no dia 17 de março passado, a assinatura da renovação do convênio que está em vigor há mais de 15 anos.
Essa parceria garante acesso de empresas do setor de franchising brasileiro a mercados prioritários como Estados Unidos, México, Colômbia, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos, China, entre outros.
“Nesse momento tão delicado, com a economia e a saúde pública fragilizadas em todo o planeta, a renovação do nosso convênio com a Apex é um alento e reflete a confiança depositada no setor de Franchising Brasileiro”, destaca o gerente do programa Franchising Brasil, Bruno Amado.
Fortalecimento da imagem
A gestora do programa na Apex-Brasil, Carla Frade, também ressalta a importância da renovação por mais dois anos desse projeto setorial. “Estamos muito contentes por renovar esta parceria, que já dura mais de 15 anos.
Carla diz que o apoio à internacionalização do setor de franquias é estratégico. Isso tendo em vista sua contribuição para a geração de empregos, para o fomento ao empreendedorismo no Brasil. A parceria também contribui para o fortalecimento da imagem do País no cenário internacional. “Na próxima edição do Franchising Brasil, esperamos entregar ainda mais valor para as empresas participantes como, por exemplo, por meio de iniciativas digitais, que poderão beneficiar empresas de todo o país”, afirma.
Por mais que a internacionalização possa não parecer uma estratégia fácil neste momento, a ABF seguirá com suas iniciativas, projetando as franquias brasileiras internacionalmente. Entre elas estão ações de promoção virtuais e de marketing, incentivo à capacitação, divulgação de materiais e a conscientização necessária sobre o tema e o grande potencial que ele representa quando se trata das marcas brasileiras.
Workshop virtual
A primeira ação do novo convênio já aconteceu neste mês de abril, com uma orientação especial sobre o mercado americano de franquias. A ação foi realizada em parceria com o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo.
No próximo dia 20 de abril, o Franchising Brasil participará de um workshop virtual promovido pela AGF – Asociación Guatemalteca de Franquicias. Na ocasião, será aberto espaço para que as redes brasileiras que queiram expandir para a América Central apresentem suas marcas.
De acordo com pesquisa da ABF, atualmente há 163 redes brasileiras presentes em 106 países. Entre as nações top 10 com maior presença de marcas Made in Brazil, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras.
Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da ABF e da Apex-Brasil que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.
(Foto: Imagem Canva)