Light e microfranquia são dois novos modelos da Calçados Bibi
A Calçados Bibi criou as opções de franquias Light e Microfranquia. Com esses dois novos modelos de negócios, a rede especializada em calçados infantis já está de olho na retomada da expansão no cenário pós-pandemia, em diferentes Estados brasileiros.
A marca prepara-se para o chamado “novo normal”. A Bibi desenhou um planejamento estratégico para ingressar em cidades menores. Para isso, desenvolveu os novos formatos Light e Microfranquia, que são mais econômicos e acessíveis para novos candidatos a franqueados da rede.
Com estrutura mais enxuta e econômica, o Light prevê investimento de R$ 300 mil. O modelo de microfranquia é voltado, principalmente, para lojas multimarcas que já atuam com produtos infantis. O desembolso para esse modelo será de R$ 90 mil. Até o final deste ano, a previsão da Calçados Bibi é que, ao menos, 25 pontos já estejam operando nestes novos conceitos de franquia Light e Multifranquia.
Cidades menores
A Calçados Bibi ingressou no segmento de Franchising em 2008, com o conceito de loja Standard, com investimento a partir de R$ 580 mil, voltado para shopping centers das capitais. Com estes novos projetos, a rede diz que o intuito é levar a marca para municípios menores ou shoppings localizados fora das grandes metrópoles.
O formato Light, por exemplo, tem como objetivo atingir cidades com, em média, 200 mil habitantes, informa a franqueadora. O modelo de negócio é mais econômico, sendo que o custo total é de R$ 300 mil, tendo incluso as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia.
“Além de ser enxuto e apresentar um investimento menor, criamos um layout de loja totalmente diferente para este projeto”, afirma o presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch. Segundo ele, o projeto carrega todo o DNA e propósito da Bibi.
Transformação digital
O presidente da Calçados Bibi garante que serão utilizadas soluções tecnológicas para entregar uma experiência diferenciada e sem atrito aos clientes. “A operação estará totalmente alinhada com os projetos de transformação digital que desenvolvemos para atender os clientes, de acordo com novos hábitos de consumo”, diz Kohlrausch. Ele espera implantar 15 unidades do conceito Light até o final do ano.
As cidades de Araguaína (TO), Sinop (MT) e Brasília (DF) serão as primeiras a receberas novas lojas. Entre as novidades, as unidades no modelo Light não terão vitrine. Na entrada haverá uma tela para conteúdo, com informações sobre os produtos da marca. Também estão previstos um espaço Pet Friendly e uma área para informar sobre ações e campanhas.
No interior da loja Light, haverá a sinalização dos serviços oferecidos pela Bibi, como a Prateleira Infinita, Clique e Retire, Entrega Expressa, Bibi Delivery e Bibi Home. Nas paredes, além de poder conferir todas as linhas de calçados da marca, será possível ter detalhes sobre a linha de produtos e os diferenciais.
Para deixar a experiência ainda mais divertida, e para que as crianças possam usufruir melhor do espaço, haverá uma pequena piscina de espuma. Para os pais, a marca implantará um totem para carregar celulares e um espaço para que, junto com os filhos, possam escolher como personalizar com nome os calçados.
Microfranquia
O modelo de Mcrofranquia da rede, segundo a Calçados Bibi, visa levar a experiência e know-how da marca para lojistas multimarcas de cidades do interior, com até 100 mil habitantes. Para este formato, a franqueadora adianta que já estão inclusos, no investimento de R$ 90 mil, as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia.
O modelo de microfranquia foi desenhado para lojas que já contam com um mix de produtos infantis. Haverá um espaço reservado apenas para os calçados da Bibi, e o logo da marca será inserido na fachada da unidade. O negócio também passa a contar com todo o sistema de gestão da franquia e com os projetos de transformação digital que, segundo a Bibi, auxiliam de forma efetiva no aumento das vendas.
“Para se ter ideia, a rede cresceu 245% nos canais digitais de janeiro a junho, se compararmos com o mesmo período do ano passado”, afirma Kohlrausch. O presidente da Calçados Bibi diz que, com certeza, isso se torna atrativo para os empreendedores que entrarem nesta modalidade.
A primeira operação seguindo este padrão foi aberta na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. “Pretendemos expandir e atingir, em média, mais dez multimarcas ainda neste ano”, prevê Kohlrausch.
Mais informações: http://www.bibi.com