Bibi Calçados integra estoques on-line e offline de suas lojas
A Bibi Calçados, rede de franquias de lojas de calçados, começa a adotar em suas unidades o conceito de prateleira infinita. Os estoques das unidades (off-line) e do e-commerce (on-line) da rede passam a operar de forma integrada.
Com isso, os consumidores podem, por exemplo, comprar produtos no ambiente virtual e retirar nas lojas, ou adquirir produtos nas lojas e optar por receber em casa. Essa tendência, conhecida também por omnichannel, ou multicanalidade de vendas, bastante difundida no Exterior, vem ganhando cada vez mais espaço no varejo brasileiro.
Esse recurso garante mais variedade de escolha de produtos, além da comodidade em retirar o produto na loja ou receber em casa. Segundo a Bibi Calçados, em um ambiente cada vez mais conectado, há quem prefira efetuar compras apenas no ambiente virtual, pela facilidade e rapidez.
Sem perdas
Em contrapartida, a loja física proporciona diferentes experiências de consumo, atendimento e percepção. Na loja física, o consumidor pode tocar ou até mesmo experimentar todos os modelos. Além disso, há a questão da disponibilidade do estoque em ambos os canais de atendimento. Com essa opção, não se perde vendas por falta de determinada cor ou numeração.
“Basicamente, nas lojas da Bibi há uma integração com o canal de e-commerce”, explica a presidente da Calçados Bibi, Andrea Kohlrausch. Segundo ela, se o cliente está em uma unidade e não encontra numeração ou a cor de sua preferência, pode fazer a compra pelo e-commerce na própria loja. Pode escolher se quer retirar o produto na loja ou se prefere receber em domicílio. “Aumentamos bastante as opções do estoque, e isso contribui de forma direta e indireta nas vendas da rede”, afirma Andrea.
Explorando o movimento contrário, a marca também conta com um projeto chamado “Clique e Retire”. Dessa forma, os clientes podem comprar os modelos que desejam pelo e-commerce e escolher retirar na loja mais próxima.
Segundo a presidente da Bibi, quando o cliente chega para retirar o produto na loja, tem a questão do encantamento pelo ambiente e pelos demais modelos disponíveis. “Dificilmente as pessoas saem sem olhar ou até mesmo comprar outros calçados”, revela Andrea.
Caixa Móvel
A Bibi Calçados também tem ouras iniciativas com o objetivo de proporcionar mais conforto e praticidade aos consumidores. A rede iniciou um projeto piloto, chamado de Caixa Móvel, em algumas unidades do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
Atendentes das lojas contam com uma máquina móvel pronta para registrar a compra. Assim, evita-se filas ou que o consumidor precise se deslocar até outro ponto da loja para efetuar o pagamento. Até o momento, segundo a rede, já foram pagos, por meio do Caixa Móvel, mais de 30 mil pares em 30 lojas que trabalham com a novidade, o equivalente a mais de R$ 4 milhões em vendas.
Hoje, a marca conta com 114 unidades, sendo quatro delas no Exterior. Três em Lima, no Peru, e uma em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Além disso, a rede conta com um canal de e-commerce, está presente em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas e exporta os produtos para mais de 70 países.
Mais informações: www.bibi.com