ABF cria Certificado de Franquia Internacional

Para incentivar ainda mais o movimento de internacionalização de franquias brasileiras, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), lançou o Certificado de Franquia Internacional ABF. O objetivo da entidade é reconhecer as redes mais adiantadas neste processo, incentivar novas movimentações e engajar os profissionais do mercado nas missões internacionais, rodadas de negócio, eventos e outras iniciativas de promoção internacional da ABF em parceria com a Apex-Brasil.

As inscrições para as marcas elegíveis foram aceitas até 31 de maio. As marcas chanceladas serão anunciadas durante o Congresso Internacional de Franchising 2019, dia 27 de junho, dentro da programação da ABF Franchising Week.


“Frente a um cenário local complexo, a internacionalização – ainda que tenha seus desafios – continua a ser uma estratégia de longo prazo de muitas redes brasileiras”, afirma André Friedheim, presidente da ABF. Segundo ele, já há um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade, como mostrou um estudo conjunto da ABF com a ESPM.

EUA: principal destino

O presidente da ABF diz que a entidade continua a incentivar este movimento, atuando inclusive em parceria com a Apex-Brasil, por entender que é importante para o fortalecimento, ganho de escala e conhecimento das franquias brasileiras. “Com o certificado, damos mais um passo neste movimento, deixando também mais evidente ao mercado o desenvolvimento de cada marca”, destaca Friedheim.


Os Estados Unidos permanecem sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 57 redes operando localmente. Portugal se mantém como o segundo país mais procurado, com 34 marcas, e o Paraguai em terceiro, com 32 redes. O segmento de Moda é o mais internacionalizado, com 32 marcas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem a seguir, com 25 e Alimentação em terceiro lugar, com 22.


Mais informações: www.abf.com.br