Especialista dá dicas para driblar novo algoritmo do Instagram
Considerado a bola da vez para os influenciadores digitais o Instagram já foi uma rede mais fácil de se trabalhar, mas, com as recentes mudanças no algoritmo – código que filtra a entrega dos posts –, é preciso usar algumas estratégias para se ter visibilidade e entregar conteúdo para as pessoas certas. Pensando nisso, a especialista em empreendedorismo digital Simone Siqueira separou algumas dicas que podem ajudar empreendedores e marcas a ‘driblarem’ essa dificuldade.
Criatividade – Para quem trabalha de forma orgânica, ou seja, sem patrocinar suas postagens, o algoritmo da rede está cada vez mais apertado. Isso se reflete principalmente na rotina dos influenciadores digitais, por isso, usar a criatividade na comunicação pode ser uma boa estratégia. “O que ocorre é que no alcance orgânico o percentual de pessoas alcançadas diminuiu e as publicações aparecem mais vezes para os mesmos seguidores”, comenta.
Respostas elaboradas – Por isso, respostas monossilábicas ou emojis deixados nos comentários não são mais considerados satisfatórios para gerar engajamento de seus seguidores. A dica da especialista é sempre responder aos comentários deixados, estimulando-os a escrever outras vezes, o que pode contribuir muito com seu engajamento. “Faça perguntas que demandem respostas mais elaboradas, muito além do sim ou não”, ressalta.
Hastags – Outra sugestão é que você use e abuse das hastags. Encontre as mais relevantes para seu mercado de atuação, vá alternando em seus posts as que são mais importantes para seu nicho, principalmente nos stories, e para mantê-las camufladas, deixe-as bem pequenas e na mesma cor do fundo usando para isso o conta gotas da ferramenta.
Versão Business – A especialista recomenda a migração para a versão business, que favorece influenciadores digitais e marcas. Para isso basta entrar nas configurações do aplicativo e fazer a migração para a conta comercial. “Neste formato é possível impulsionar postagens e também usar o analytics diariamente para ações estratégicas de marketing de influência.”
Conteúdo de qualidade – Simone ressalta a importância da produção de conteúdo de qualidade. O material postado precisa despertar interesse, porque assim, mesmo sendo orgânico, seus seguidores irão busca-lo por conta própria, destaca Simone.
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