Segmento de Hotelaria e Turismo cresce 31% no trimestre, segundo a ABF
De janeiro a março deste ano, o setor de franquias, com 142.673 unidades em operação no País, registrou faturamento de R$ 36,89 bilhões. Esse desempenho representa crescimento nominal de 9,4% na comparação aos R$ 33,71 bilhões apurados em igual período do ano passado. No acumulado de 12 meses, o faturamento das franquias brasileiras teve alta de 8,8%.
De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), Hotelaria e Turismo foi o segmento que mais faturou no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os primeiros três meses de 2016. O crescimento de 31% no início deste ano reverte a queda de 15% nas vendas do segmento no mesmo período do ano passado. Segundo a ABF, a maior estabilidade cambial e a redução do endividamento das famílias são fatores que ajudam a explicar esse avanço.
A entidade considera esses resultados os primeiros sinais de recuperação do setor. “Os dados revelam que a recuperação do ritmo de crescimento do franchising é gradativa, ainda abaixo de dois dígitos”, afirma presidente da ABF¸ Altino Cristofoletti Junior.
Ranking
A proliferação das franquias de clínicas populares e a diversificação de canais de vendas de redes de cosméticos contribuíram para o crescimento de 17% do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. Esse foi o segundo melhor desempenho na pesquisa da ABF. O faturamento do segmento de Limpeza e Conservação registrou no trimestre crescimento de 16%, mantendo a terceira colocação no ranking da pesquisa de desempenho da ABF.
A pesquisa mostrou também que 65,9% das unidades franqueadas estão localizadas em ruas e avenidas, 23% em shopping centers, 5,3% são operadas de home offices e 3,6% estão instaladas em supermercados. A ABF informa que esses percentuais indicam estabilidade em termos de localização. As Lojas representam 90% das operações de franquias, seguidas por Quiosques, com 7% do total.