Faturamento do franchising cresce 8,3% no ano passado

O faturamento das franquias no Brasil atingiu o total de R$ 151,247 bilhões no ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse montante representa crescimento nominal de 8,3% em relação a 2015. O Brasil,raio-x segundo a ABF, encerrou 2016 com 3.039 marcas de franquias que operam 142.593 unidades e empregam diretamente 1.192.495 pessoas. Os segmentos que mais cresceram foram Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 15,5%; Serviços Automotivos, com 11,6%, e Moda, que subiu 10,4%.

Para a ABF, a queda da inflação, o aparecimento de alguns sinais de melhora na confiança do empresariado e do consumidor, o maior rigor fiscal na esfera pública e a abertura de 20 novos shoppings contribuíram para o desempenho positivo do setor. “Alguns segmentos se destacaram, caso, por exemplo, das clínicas de saúde popular e serviços de marketing digital”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior. faturamento

Interior

A pesquisa da ABF mostrou ainda que a expansão das franquias tem sido maior para o interior do Brasil. Hoje, segundo a entidade, o franchising está presente em 42% dos 5.570 municípios brasileiros, ou seja, em 2.321 cidades. De acordo com o diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, esse é um movimento crescente do franchising, que acompanha o próprio varejo de uma forma geral. “A busca das redes por novos mercados, os custos mais baixos e o desejo dos consumidores de ter acesso a marcas conhecidas e a seus produtos e serviços são fatores que contribuem para esse movimento.”

ranking-abf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *