Franquias food service: confira opções a partir de R$ 135 mil

Franquias de Alimentação – Food Service destacam-se no franchising brasileiro. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento foi o terceiro que mais cresceu em 2024. Cresceu 16,1% em relação ao ano anterior, alcançando faturamento de R$ 46,812 bilhões.

Para empreendedores e investidores, o setor de alimentação food service oferece oportunidades em diferentes formatos. Desde quiosques em shoppings até lojas maiores.

Confira 13 opções de franquias

Porto do Sabor

A Porto do Sabor é especializada na venda de sucos, açaí e sanduíches naturais. Foi criada em 1997, no Rio de Janeiro, e entrou no sistema de franquias em 2014. A microfranquia do Porto do Sabor oferece um formato de negócio low-cost onde o custo de locação e mão de obra são otimizados, uma vez que a operação necessita de espaços a partir de 12m² (4 x 3) e uma equipe mais enxuta, com apenas 5 funcionários/dia. Com mais de 600 opções de refeições e lanches rápidos para o café da manhã, almoço ou jantar, a franquia do Porto do Sabor foca em saudabilidade  e tem como carros chefes o açaí e a torta integral de frango.

  • Investimento Inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo estimado de retorno: 28 a 36 meses

Açaí Sunset

Criada em 2016, o Açaí Sunset conta com 21 lojas em operação nos estados do Maranhão e Piauí. O açaí da rede é fabricado sem xarope de guaraná ou aromatizantes. A franquia do Açaí Sunset no modelo loja de shopping requer um investimento inicial de R$ 180 mil, prevendo um faturamento médio mensal variando entre R$ 30 a 100 mil, com prazo de retorno em 18 a 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 30 mil a R$ 100 mil (média da rede: R$ 50 mil)
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Banana Food

Combinando sabor, praticidade e bem-estar, a rede de alimentação saudável Banana Food oferece um vasto cardápio com opções nutritivas e acessíveis com foco em qualidade de vida, como saladas personalizáveis com molhos especiais; e ainda menus como bowls, wraps e lanches saudáveis com combinações exclusivas. Fundada em 2017 na cidade de Colatina (ES), a marca conta com dois formatos voltados para franquias: o Slim – com investimento inicial de R$ 186,9 mil e faturamento médio de R$ 86 mil, e o modelo Stander – com investimento inicial de R$263,9 mil e faturamento na casa dos R$ 130 mil.

MODELO LOJAS MENOR – SLIM

  • Investimento inicial: R$ 186,.9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 86 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

MODELO LOJA MAIOR – STANDER

  • Investimento inicial: R$ 263,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 130 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses

Rob Food

Liderado pelo empresário Henrique Lemos, o Grupo Rob Food é uma holding detentora de quatro redes de franquias: Rão Burger, Ogro Steaks, Bob Beef e Zenha Burger. Com 15 lojas em três estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília), a franquia do Conglomerado Burger do Grupo Rob Food requer o investimento inicial a partir de R$ 200 mil por um modelo multimarcas que oferece ao investidor quatro operações de hamburgueria, com públicos distintos, em uma mesma cozinha de delivery compartilhada, o que otimiza custos operacionais e de locação. Com faturamento médio mensal de R$ 150 mil, a dark kitchen opera com, no mínimo, 40m2 e seis funcionários.

  • Investimento inicial: R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno do investimento: a partir de 18 a 24 meses

Najah Rão

Marca de comida árabe do Grupo Rão, holding que conta com 4 marcas no seu portfólio, a Najah Rão conta com 14 unidades espalhadas pelo Rio de Janeiro. No sistema de franchising desde 2019, a rede especializada em esfihas aposta em uma franquia enxuta e com logística simplificada. Com investimento inicial de R$ 220 mil, uma operação da marca requer 40m² e 6 funcionários. O faturamento médio mensal é de R$ 150 mil e a previsão de retorno é de até 24 meses.

  • Investimento inicial: R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Previsão de retorno: até 2 anos

Sushi Rão

Fundado em 2013, o Sushi Rão foi o negócio que deu origem à holding do Grupo Rão, que hoje conta com quatro marcas no seu guarda-chuva de franquias no mercado de food service. Desde 2018 no Franchising, a marca conta com mais de 45 lojas espalhadas no Brasil e em Portugal. Considerada uma das pioneiras no setor, além de ser considerado o maior delivery de culinária japonesa do Brasil, a franquia da Sushi Rão requer um investimento inicial de R$ 250 mil para um modelo híbrido de delivery + take away. Com faturamento médio mensal estimado em R$ 240 mil, a loja da rede opera com, no mínimo, 40m2. A marca já ganhou mais de diversos Selos de Excelência.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 240 mil (Modelo Delivery + Take Away)
  • Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
  • Prazo de retorno do investimento: em até 24 meses

Pizza do Rão

Famosa por oferecer pizzas quadradas, a Pizza do Rão é uma das redes mais consolidadas do Grupo Rão, holding que conta com 4 marcas no seu portfólio. Com 35 lojas espalhadas por cinco estados brasileiros, inclusive em Portugal, a Pizza do Rão oferece uma operação enxuta com foco nas pizzas, que requer um investimento inicial de R$ 250 mil, com faturamento médio mensal de R$ 210 mil e previsão de retorno de até 24 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 210 mil
  • Prazo de retorno: em até 24 meses

Frango no Pote (Grupo FNP)

Fundado em 2012, o Frango no Pote, rede brasiliense especializada no tradicional frango frito brasileiro, começou com um modelo de negócio focado exclusivamente no delivery. Um mês após, com o sucesso do lançamento, a marca inaugurava sua primeira loja física. Hoje, com 60 unidades espalhadas por 17 estados brasileiros em 4 modelos de negócios, o Frango no Pote tem como meta abrir 100 lojas até o final de 2025.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 299 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 185 mil
  • Prazo de retorno:18 a 36 meses

Meatz Burger

Nascido em 2015, em um trailer na região de Águas Claras, em Brasília, o Meatz Burger, conhecido pela operação que foca em burgers simples e autênticos, hoje conta com mais de 20 lojas em 6 estados brasileiros e 8 anos de mercado. Com o lema, “o simples da melhor forma”, o modelo para franquias funciona no formato de loja física com delivery.

  • Investimento inicial: a partir de: R$ 300 mil (R$ 250 mil + R$ 50 mil taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 230 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

Oliver’s Pizza

Fundada no litoral do Rio de Janeiro, a Oliver ‘s Pizza é uma das marcas do Grupo ØLV. Com sete unidades espalhadas pelo estado (Maricá, Niterói, Cabo Frio, Itaipuaçu, São Gonçalo, Barra da Tijuca e Copacabana), entre Deliverys e lojas físicas, a marca oferece um cardápio com mais de 50 sabores, entre coberturas salgadas e doces, além de versões especiais e sazonais, todas feitas com massa artesanal. No sistema de franchising desde 2023, a Oliver’s Pizza oferece quatro modelos de franquia aos investidores, entre eles, um formato exclusivo para delivery, o Oliver’s Delivery/Take Away que conta com investimento inicial de R$ 300 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil, no modelo delivery (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: R$ 190 mil
  • Prazo estimado de retorno: de 15 a 18 meses

Duo Gelatto

Fundada em 2017, a Duo Gelatto é uma rede de franquias especializada em sorvetes, açaís e picolés. A linha de produtos é diversificada com mais de 100 sabores exclusivos, com fabricação própria (incluindo uma linha zero açúcar), 70 opções de toppings, além de milk-shakes e o açaí do Pará, 100% natural. O modelo de negócio inclui sorveterias e açaiterias com espaços amplos de até 400 m² e mais de 100 assentos, focados na experiência do cliente com brinquedotecas, espaços pet friendly e ambientes instagramáveis, ideais para famílias. A Duo Gelatto entrou para o franchising em 2023 e, atualmente, já conta com 26 lojas em operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 150 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 16 a 18 meses

Juliette Bistrô

Fundada em 2022, a rede Juliette é uma franquia de bistrôs internacionais que segue a inspiração cosmopolita e art déco presente nas grandes capitais gastronômicas. Com duas unidades no Rio de Janeiro, todas localizadas em shoppings centers, a marca aposta em um conceito que combina ambientes charmosos com preços acessíveis. A rede carioca se uniu ao Grupo Arcca, holding de franqueadoras multimarcas com forte DNA de tecnologia e gestão, e se prepara para sua expansão em franquias. O modelo de negócio de restaurante otimizado e compacto, requer um investimento inicial a partir de R$ 600 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil (taxa de franquia R$ 80 mil)
  • Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
  • Previsão de retorno do investimento: 24 a 36 meses

Amélie Crêperie

Fundada em 2014, a rede Amélie Crêperie é uma franquia de bistrôs franceses que tem como carro chefe a tradicional galette–versão rústica e salgada de crepe. Com cinco unidades no Rio de Janeiro, em sua maioria localizados em shoppings centers, a marca aposta em um conceito que combina ambientes charmosos com preços acessíveis. A rede carioca se uniu ao Grupo Arcca, holding de franqueadoras multimarcas com forte dna de tecnologia e gestão, para sua expansão em franquias. O modelo de negócio de restaurante otimizado e compacto, requer um investimento inicial a partir de R$650mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 650 mil (taxa de franquia R$ 80 mil)
  • Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
  • Previsão de retorno: 24 a 36 meses