Morre empresário que popularizou a informática no País

O empresário que ajudou a popularizar o ensino de informática no Brasil, Eloy Tuffi, morreu, aos 73 anos, no último domingo (8), na cidade de Campinas, vítima de um infarto. Fundador da rede de franquias de escolas Microcamp, Tuffi deixa um legado de empreendedorismo e inovação que marcou gerações.

Paulistano da Mooca, aos 18 anos Eloy Tuffi vendia livros e cursos de inglês. Aos 23 anos, fundou sua primeira escola de inglês. Pouco depois, visionário, o empresário lançou um curso de informática para leigos, numa época em que os computadores ainda não eram acessíveis a todos.

Por essa razão, sempre será lembrado como o empresário que popularizou a informática no Brasil, democratizando o acesso à tecnologia que hoje em dia está presente no cotidiano de pessoas do mundo inteiro.

Fundação da Microcamp

Em 1981, o empresário que popularizou a informática no Pais, mudou-se para a cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Lá Tuffi consolidou sua empresa, dando origem à Microcamp, rede de escolas que cresceu rapidamente, atingindo projeção internacional.

Em 1989, com 19 unidades já estabelecidas no Brasil, a marca internacionalizou-se, com operações abertas em Portugal, Argentina e Espanha.

 Em 1994, a rede aderiu ao franchising como forma de expandir as operações. O modelo de negócio da Microcamp transformou-se em uma referência nacional, com mais de 150 escolas espalhadas por 15 Estados brasileiros.

Trajetória de Tuffi retratada em livro

A história da Microcamp e de Eloy Tuffi, o empresário que popularizou a informática no Brasil, está registrada em detalhes no livro “Do Basic ao TI – A Trajetória de 30 anos da Microcamp”, lançado em 2013 pelo Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A obra reconhece a contribuição de Eloy para a popularização no Brasil, do ensino de informática, que precedeu o que hoje conhecemos por tecnologia da informação.

A dedicação de Tuffi ao empreendedorismo serviu de inspiração para inúmeros profissionais que trabalharam ao seu lado e seguiram seus passos.

Eloy Tuffi deixa cinco filhos, cinco netos e um legado de inovação, determinação e contribuição para a educação e o mercado brasileiro.