Prêmio Destaque Internacionalização vai para quatro marcas
O prêmio Destaque Internacionalização foi conquistado pelas redes Coife Odonto!, Hot’n Tender, Maple Bear e Chilli Beans. A premiação é concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O prêmio, em sua primeira edição, contempla redes de franquia que iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas.
A seleção de marcas para a primeira edição do prêmio Destaque Internacionalização se deu a partir de um grupo de 14 finalistas selecionados pelo Comitê Gestor do Programa Franchising Brasil. Coife Odonto!, Hot’n Tender e Maple Bear venceram na categoria Geral. A Chilli Beans conquistou o prêmio nas categorias Estratégia e Consolidação.
O presidente da ABF, André Friedheim, diz que a expansão internacional é uma estratégia fundamental para as redes brasileiras, ainda mais importante nesse período de crise causada pela pandemia do novo coronavírus. “É muito salutar que ano após ano temos constatado um número crescente de marcas operando no Exterior”, ressalta Friedheim.
Estímulo
De acordo com o dirigente da entidade, o Certificado de Franquia Internacional, e agora o prêmio Destaque Internacionalização, são reconhecimentos ao trabalho das redes que já atuam em outros países. “E um estímulo para que outras expandam internacionalmente”, ressalta o presidente da ABF.
No ano passado, havia 163 marcas brasileiras operando em 107 países. Esse número representava crescimento de 12% em relação a 2018, segundo dados da ABF. De acordo com Jae Ho Lee, diretor internacional da ABF, expandir mercados internacionalmente é um desafio que tem sido superado por dezenas de marcas brasileiras.
“Os esforços da ABF e da Apex-Brasil, por meio do programa Franchising Brasil, são feitos no sentido de ampliarmos a presença das redes nacionais globalmente”, destaca Lee. Ele diz que a internacionalização requer planejamento, visão de longo prazo, capacidade de adaptação a novas culturas e políticas locais, buscar parceiros locais, entre outras medidas. “Uma série de ações que a ABF e a Apex têm executado junto às redes associadas para que tenham sucesso internacional.”
Além de Hot’N Tender, Coife Odonto, Chilli Beans e Maple Bear, outras marcas foram finalistas da premiação: N1 Chicken, Calçados Bibi, Grupo SD, Diolaser, Acquazero, Depyl Action, Instituto Embelleze, Oakberry, O Boticárioe CleanNew.
Conheça um pouco mais da atuação no Exterior das marcas vencedoras
Coife Odonto
Franquia de clínicas odontológicas, chegou à China neste ano. A história da empresa no mercado chinês começou ainda em 2016, no congresso internacional da ABF. Ao longo dos anos, foram feitas várias visitas e participações em eventos e feiras naquele país.
O projeto se concretizou entre o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020, quando inaugurou sua primeira clínica no país, a VIP Dental, em fevereiro na cidade de Shenzhen.
Hot n’ Tender
Com 47 unidades no Brasil, a franquia brasileira conquistou a América. No ano passado, a rede de frango crocante inaugurou seis lojas nos Estados Unidos em um período de apenas seis meses.
A marca estudou o mercado dos Estados Unidos por meses, antes de começar a movimentação. Como diferencial, a empresa de fast-food tem em seu menu itens como frango frito desossado, bowls com frango grelhado, opções saudáveis de acompanhamento e sanduíches de frango super crocantes.
Maple Bear
A rede de escolas bilíngues já conta com quatro escolas no México. Agora, se prepara para abrir pelo menos mais quatro unidades naquele país. Também está prestes a iniciar operações, por meio de franquias, na Argentina, Paraguai e Peru.
As conquistas internacionais são resultado de um processo consistente da expansão latino-americana da rede de ensino de idiomas, que começou em 2018. Hoje, a Maple Bear é uma referência no setor de educação bilíngue. Com origem no Canadá, a marca possui mais de 341 unidades em operação em 20 países.
Chilli Beans
A franquia brasileira de acessórios óticos conquistou o prêmio graças ao sucesso de sua reestruturação estratégica no mercado global. Em 2006, a marca iniciou suas operações no Exterior, com uma loja própria nos Estados Unidos. Hoje, a Chilli Beans tem 50 pontos de vendas franqueados espalhados pelo mundo.