Setor de franquias cresce 6,8%, em 2019, com receitas de R$ 186,75 bi

O setor de franquias faturou no ano passado R$ 186,755 bilhões . O resultado representa avanço nominal de 6,8% sobre 2018. O número de unidades superou 160 mil, com expansão de 4,7% em relação ao ano anterior. A quantidade de marcas no franchising chegou a 2.918, no ano passado, com crescimento de 1,4% na comparação com 2018. O número de trabalhadores do setor cresceu 4,6%, atingindo 1,3 milhão de pessoas.

O destaque ficou para o forte crescimento do setor no último trimestre de 2019. O avanço nesse período foi de 8,1%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, Black Friday, 13º salário, Natal e liberação de parte do FGTS contribuíram para o bom desempenho nos últimos três meses de 2019. O resultado consolidado do ano passado, segundo a ABF, manteve o ritmo de crescimento dos últimos anos.

A entidade que representa o setor de franquias também atribuiu o avanço à continuidade dos planos de expansão das redes, aos ganhos de eficiência na gestão dos negócios e aos investimentos em tecnologia e inovação. Para a ABF, o desempenho do setor também foi beneficiado por fatores macro. Entre eles, a entidade menciona a aprovação da reforma da Previdência, a inflação baixa, a redução da taxa Selic e a melhora da oferta de crédito aos consumidores.

“O franchising demonstrou, mais uma vez, ser um setor capaz de manter um ritmo de crescimento maior do que setores correlatos e a economia de forma geral”, analisa o presidente da ABF, André Friedheim. Segundo ele, as redes no Brasil têm empenhado esforços para continuar expandindo, gerando emprego e renda e movimentando a economia nacional.

Empregos

O volume total de empregos do setor de franquias foi de 1.358.139 trabalhadores, com crescimento de 4,6%. O aumento das contratações, segundo a ABF, está relacionado ao movimento de expansão das marcas, aos efeitos positivos da reforma trabalhista e à recuperação gradual da economia.

Setor de franquias emprega mais de 1,2 milhão de pessoas

“O volume de contratações temporárias, já tradicionalmente maior no comércio para as festas de final de ano, aumentou nas redes de franquias”, destaca Friedhein. Para ele, isso se deveu à flexibilidade permitida pela lei, não só com os contratos temporários, mas intermitentes.

Novas unidades mantêm ritmo de expansão

Ao longo de 2019, as redes de franquias intensificaram sua expansão frente a 2018, revela a pesquisa da ABF. O número de unidades cresceu 4,7%, totalizando 160.958 operações no Brasil. Considerando-se a base instalada de redes no País, a taxa de abertura de unidades de franquias foi de 9,2% no período, contra 5,2% no ano anterior.

Segundo a ABF, outros fatores também contribuíram para a expansão das redes. De acordo com a entidade, entre esses fatores, estão a continuidade do lançamento de novos formatos e modelos de negócios pelas marcas, inclusive de menor investimento; o movimento de interiorização das franquias e a procura pelo franchising como alternativa para empreender. O levantamento indicou, ainda, que no período foram fechadas 4,9% das unidades. Já o repasse, instrumento usado pelas redes para manter ativas suas operações, ficou em 2,3%.

De acordo com o estudo, o número médio de unidades por marca cresceu. A alta foi de 3,4% no ano passado em relação a 2018, passando de 53,4 para 55,2 unidades por rede. Segundo o presidente da ABF, o mercado de franquias brasileiro se desenvolve com franqueadoras mais consolidadas e franqueados mais maduros, o que tende a elevar ano a ano esse volume médio de unidades por rede.

Em 2019, houve aumento de 1,4% no número de marcas, acima do índice de 1,1% registrado no ano anterior, totalizando 2.918 redes de franquias em atuação no Brasil. Entre os fatores que contribuíram para essa alta estão o lançamento de novas marcas e a adesão de grandes e tradicionais empresas ao mercado de franquias. São exemplos Botoclinic, Ceopag e Touti.

Pesquisa mostra crescimento em todos os segmentos do setor de franquias

A Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019 registrou crescimento da receita das franquias nos 11 segmentos elencados pela ABF. Tanto no acumulado do ano quanto na comparação entre o quarto trimestre de 2019 e o de 2018, Comunicação, Informática e Eletrônicos e Casa e Construção alcançaram o 1º lugar, com alta de 10,0% no faturamento. O reaquecimento, ainda que moderado, da economia, favoreceu ambos os segmentos.

Casa e Construção demonstrou estar se recuperando com a retomada dos investimentos no setor de construção civil e da compra e venda de imóveis. São exemplos no segmento as redes Belgo Cercas e Remax.

Comunicação, Informática e Eletrônicos acompanhou o crescimento do mercado de celulares e periféricos, e o aumento da demanda por serviços correlatos. As marcas que exemplificam esse bom desempenho são Acqio, Arquivar e Vilesoft.

Serviços e Outros Negócios registrou o segundo melhor desempenho. O segmento cresceu 8,3% no acumulado do ano. Entre outros fatores, o desempenho é reflexo do aumento da demanda por serviços de forma geral e das franquias de crédito, serviços financeiros e fintechs. As marcas Ceofood, Help! Loja de Crédito e Procob refletem esse crescimento.

O segmento de Serviços Educacionais alcançou o terceiro lugar, com alta de 7,4% em sua receita. Os investimentos em tecnologia e inovação, o lançamento de novos modelos de negócios e os ganhos de eficiência de gestão associados à relativa melhora do cenário econômico favoreceram as franquias de Educação. Exemplificam esse bom desempenho as redes Grau T – Centro de Ensino Técnico, Influx English School e Maple Bear

Saúde, Beleza e Bem-Estar e Serviços Automotivos apresentaram o quarto melhor desempenho no ano, com crescimento de 7,2%.

Além de se beneficiar da relativa melhora da economia, as redes do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar continuaram investindo em novos modelos de negócios, na multicanalidade e pela expansão dos serviços de clínicas populares e odontológicas. Oral Sin Implantes, Óticas Diniz e Sorridents são redes que demonstram esse bom resultado.

O segmento de Serviços Automotivos, a exemplo do setor de serviços em geral, cresceu em virtude do aumento da demanda e também da relativa recuperação econômica. São exemplos as marcas Super Visão Perícias Automotivas e Unidas.

Mais informações: www.abf.com.br