Mercado de franquias fatura R$ 273 bilhões em 2024
O mercado de franquias brasileiro apresentou alta de 13,5% no ano passado. O faturamento atingiu os R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para este ano de 2025, a entidade projeta crescimento de 8% a 10% nas receitas do setor. A ABF espera para este ano avanços de cerca de 2% nos indicadores de operações, redes e empregos diretos.
Esse desempenho positivo do mercado de franquias no Brasil, de acordo com a entidade, é resultado da recuperação do consumo, em decorrência do menor nível de desemprego, pelo avanço da massa salarial e pelo crescimento do poder de compra das famílias.
Crescimento em todos os segmentos
Segundo o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, o mercado de franquias no País, em 2024, superou as expectativas. “Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou.
![Mercado de franquias teve crescimento no faturamento de todos os segmentos](https://i0.wp.com/franquiapress.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Tabela-2.png?resize=800%2C448&ssl=1)
A pesquisa da ABF apontou crescimento no faturamento de todos os segmentos listados pela entidade. As franquias que mais cresceram em 2024 foram dos segmentos de Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (alta de 16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%), e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
O mercado de franquias no Brasil encerrou 2024 com 197.709 operações. O volume de redes, segundo a ABF, manteve-se praticamente estável, com 3.300 marcas franqueadoras no País.
Empregos no mercado de franquias
O número de empregos diretos no mercado de franquias brasileiro no ano passado cresceu 1%. De acordo com a pesquisa de desempenho da ABF, as redes empregam mais de 1,7 milhão de trabalhadores no franchising brasileiro.
![](https://i0.wp.com/franquiapress.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Coletiva1.jpg?resize=800%2C358&ssl=1)
Para o presidente da ABF, investimento em tecnologia, o uso de dados e a capacitação empreendedora serão fatores ainda mais fundamentais para o desenvolvimento sustentável dos negócios no setor. “E a ABF será uma agente promotora destes aspectos em iniciativas já em curso e novos projetos que serão lançados ao longo do ano”, ressalta Leite.