Smart Fit lidera ranking ABF de Franquias Internacionais
A rede Smart Fit lidera a primeira edição do Ranking de Franquias Internacionais em número de unidades no Exterior, lançado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). A rede de academias conta com 845 operações em 14 países, fora o Brasil.
Na segunda posição do ranking está a Oakberry Açaí Bowls, com 421 unidades no exterior, com presença de sua marca do segmento de alimentação em 40 países. A rede Kumon mantém a quarta colocação na lista de franquias no Exterior, com 310 unidades. De acordo com o site da Kumon, a rede de franquias do segmento de educação opera em 60 países.
O ranking Franquias Internacionais da ABF e Apex Brasil lista ainda as maiores redes em número de países pelo mundo em que mantêm operações ativas. Neste critério, a liderança fica com a rede IGUi de Piscinas, com presença da marca em 50 países. A rede Oakberry também sustenta o segundo lugar, nesse quesito, com a marca presente com unidades em 40 países diferentes.
Smart Fit é destaque na AL
Com operações ativas em 30 nações pelo mundo, a Maple Bear (segmento de educação) está no terceiro posto da listagem de franquias internacionais por número de países. No ranking de operações por países, a rede Smart Fit ocupa, no entanto, a sexta colocação, com suas academias em operação, além do Brasil, em mais outros 14 países da América Latina.
A Smart Fit informa, por meio de seu site de relações com investidores, que a companhia é líder nos cinco maiores países de atuação: Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru em número de clientes ativos. Pelo mesmo critério, a rede Smart Fit afirma ainda que é a quarta maior do mundo.
O 1º Ranking de Franquias Internacionais é composto pelas redes que se inscreveram para o Certificado de Franquia Internacional e integram o Franchising Brasil. “Criamos o ranking para acompanhar mais de perto o andamento da internacionalização das marcas”, diz o diretor Internacional da ABF, Natan Baril.
Bandeiras do Brasil no Exterior
Na visão de Bruno Amado, gerente-executivo do Franchising Brasil e de Projetos Internacionais da ABF, “tanto a ABF quanto a ApexBrasil, por meio do Programa Franchising, têm dado todo o apoio para que, cada vez mais, marcas brasileiras finquem suas bandeiras internacionalmente”.
Neste ano, 68 marcas receberam o Certificado de Franquia Internacional ABF 2024. Em sua 6ª edição, a certificação internacional integra o Programa Franchising Brasil, uma parceria entre ABF e ApexBrasil. No total, essas marcas certificadas ostentam 2.901 operações em mais de 50 diferentes países mundo afora.