Entretenimento e Lazer é o segmento que lidera a alta do setor de franquias no trimestre
Entretenimento e Lazer (15,3%), Alimentação – Food Service (14%) e Limpeza e Conservação (13%) foram destaques na alta de 12,1% do setor de franquias no terceiro trimestre deste ano, sobre o mesmo período de 2023. As receitas das redes de franquias atingiram R$ 70,231 bilhões no período, contra R$ 62,676 bilhões no mesmo trimestre do ano passado. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.
Esses são os principais dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, contribuíram para o resultado a melhora de indicadores econômicos, como a alta do índice de confiança dos consumidores, do emprego e da massa salarial recorde, e a desaceleração da inflação, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Outros fatores também contribuíram para esse desempenho positivo. Entre eles estão o aumento das vendas no varejo, reforçado com datas comemorativas como Dia das Crianças, e a alta de 1% do setor de Serviços em setembro, segundo o IBGE. Os bons indicadores da capacidade instalada da indústria também foram positivos para inflar os números do franchising no terceiro trimestre.
O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, ressalta que o forte crescimento do trimestre sustenta a curva de crescimento do franchising, com destaque para um consumidor mais aberto e confiante. Segundo ele, vários indicadores macroeconômicos concorreram para este cenário.
“O consumo fortalecido tende a levar mais vigor às operações na ponta, e o franchising tem condições de atender esse movimento com os aprimoramentos que adotou nos últimos anos em termos operações e de digitalização”, afirma.
Com isso, segundo Leite, mantêm-se boas perspectivas tanto para o quarto trimestre, com Black Friday e Natal, como para o ano de forma geral.
“Mesmo com este cenário positivo, continuamos atentos a desafios importantes no horizonte como os potenciais impactos da reforma tributária, a dificuldade de contratação e retenção de mão de obra e o desenvolvimento contínuo de nossas equipes e operações”, observa.
O levantamento da ABF mostra ainda que houve 4,8% mais operações de franquias inauguradas entre julho e setembro deste ano comparado aos mesmos meses de 2023, com um percentual de encerramento de 1,5%. O saldo positivo, portanto, foi de 3,2%. Os repasses tiveram pouca variação, com um índice de 1,1% frente a 0,9% no período pesquisado. Considerando a extrapolação de mercado, no terceiro trimestre houve um acréscimo de 4.162 operações, totalizando 195.508 franquias e demonstrando que o franchising segue expandindo no País.
O número de trabalhadores diretos do sistema de franquias chegou a cerca de 1,7 milhão de pessoas, passando de 1,645 milhão para 1,692 milhão no período analisado.
Entretenimento e Lazer em alta
A pesquisa da ABF revelou que todos os 12 segmentos listados pela entidade cresceram em relação a igual período de 2023. Entre os que registraram faturamento igual ou maior que 12,1% (desempenho do mercado total de franquias no período pesquisado), Entretenimento e Lazer se destacou em primeiro lugar, com receita 15,3% maior. O segmento foi beneficiado justamente pela melhora da conjuntura econômica, da demanda reprimida pela pandemia, estimulando a busca dos consumidores por lazer e turismo, com impacto direto no segmento de Entretenimento e Lazer.
Alimentação – Food Service ficou em segundo lugar, com alta de 14,0% no faturamento. Fatores como o aumento da frequência do trabalho presencial nas empresas, a abertura de lojas, o crescente movimento nos shoppings, com a oferta de mais serviços, além da manutenção do delivery justificam esse crescimento.
O terceiro melhor desempenho ficou com Limpeza e Conservação, com receita 13,0% maior. Além de ser favorecido também, como os demais, pela melhora dos indicadores econômicos, o segmento refletiu, ainda, a alta registrada no setor de Serviços e o bom desempenho dos serviços de lavanderia. Na sequência, se destacaram também Hotelaria e Turismo, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, ambos com faturamento 12,7% maior em relação ao terceiro trimestre do ano passado; Educação (12,6%); Comunicação, Informática e Eletrônicos (12,4%), e Serviços e Outros Negócios (12,3%).