Instituto Gourmet pretende chegar a 300 unidades em quatro anos
A projeção de expansão do Instituto Gourmet é bastante audaciosa. Até 2024, a rede de franquia de cursos profissionalizantes de gastronomia quer atingir a marca de 300 unidades. Um salto de 329% em relação às 70 operações com as quais a marca vai encerrar este ano de 2020.
Para o ano que vem, a estimativa já é a de quase dobrar a rede para 130 unidades. Números bastante expressivos para a marca que iniciou a sua expansão por meio de franquias em 2017, e hoje conta com 64 operações franqueadas e seis próprias.
No início do próximo ano, o Instituto Gourmet planeja inaugurar mais uma unidade, a sétima unidade própria da marca, na Barra da Tijuca, bairro nobre da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. As demais unidades previstas para 2021, segundo a franqueadora, vão concentrar-se na região Sudeste, onde, atualmente, está a maioria de suas operações. O Instituto Gourmet está presente com pelo menos uma unidade em cada região do País.
Potencial de franquia
O Instituto Gourmet foi fundado em 2014 pela ex-professora Lucilaine Lima como Academia Gourmet. Com poucos colaboradores, à época, a empreendedora cuidava desde o material didático e aulas, até a organização da escola e da limpeza. Mas o negócio de ensino de gastronomia começou a prosperar rapidamente.
Com experiência em franchising por administrar uma outra rede de cursos profissionalizantes, o marido da empreendedora, Robson Fejoli, percebeu a potencialidade do negócio para expandir por franquias. Com a ajuda de Glaucio Athayde, sócio cofundador da marca, o projeto de franquia foi colocado em prática.
Durante três anos, os sócios tocaram três unidades próprias nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. “A gente já sabia do potencial, mas queria fazer todos os testes antes, porque era a primeira vez que estávamos atuando na área de gastronomia”, lembra Athayde. Em 2017, depois de muito teste, a rede ingressou para o setor de franquias.
Cursos
Mais de 25 mil alunos já estudaram gastronomia no Instituto Gourmet, calculam os sócios. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno.
Segundo a franqueadora, o faturamento anual da rede hoje é superior a R$ 50 milhões. Os sócios contam que cerca de 75% dos franqueados já possuem duas ou mais unidades da rede. “Buscamos franqueados que possuam ambição e desejo ter mais de uma unidade”, ressaltam os sócios. No início deste ano, sem relevar valores ou a participação de cada uma das partes, o Instituto Gourmet anunciou sociedade com o Grupo SMZTO.
Ficha Técnica – Instituto Gourmet
- Nome da empresa: Instituto Gourmet
- Marca da franquia: Instituto Gourmet
- Ano de fundação: 2014
- Sede da franqueadora: Rio de Janeiro (RJ)
- Ano de entrada no franchising: 2017
- Segmento no franchising: Cursos Profissionalizantes de Gastronomia
- Número total de franquias: 70
- Total de unidades próprias: 6
- Formatos disponíveis: Cidades de até 100 mil habitantes – com 200 m², 2 salas de aula, investimento aproximado de R$ 250 mil |Cidades de até 250 mil habitantes – com 200 m², 3 salas de aula, investimento de R$ 300 mil |Cidades acima de 250 mil habitantes ou capitais – de 200 m² a 300 m², de 3 a 5 salas de aula, investimento de R$ 380 mil
- Investimento inicial total: R$ 250 mil
- Taxa de franquia: a partir de R$ 40 mil
- Taxa de propaganda: 2%
- Royalties: 8%
- Capital de giro: a partir de R$ 30 mil
- Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
- Prazo de retorno do investimento: 18 a 24 meses
- Número de funcionários na operação: 12
- Contato para falar sobre franquias: 21-3774-3746 | 11-3049-0050
- Site: http://institutogourmet.com/