Franquias no Rio de Janeiro faturam R$ 7,8 bi no semestre
O setor de franquias no Rio de Janeiro, segundo maior mercado brasileiro em número de redes e de unidades, faturou cerca de R$ 7,8 bilhões no primeiro semestre. Esse montante representa crescimento de 2,1% sobre igual período do ano passado.
Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de franchising no Rio de Janeiro mostra sua força e resiliência, informa a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado regional representa 10,5% do faturamento do mercado nacional de franquias no período, que foi de R$ 74,43 bilhões. Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no Estado do Rio de Janeiro são Alimentação (32%), Saúde, Beleza e Bem Estar (18%) e Moda (15%).
“Esses dados indicam que é possível perseverar, mesmo frente a maior crise já vivida por nosso estado”, destaca a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino. Ela credita esta resiliência ao caráter colaborativo do franchising, à busca incessante por eficiência e à criatividade das redes.
Geração de renda
Em número de redes, houve um crescimento de 20% no 1º semestre, atingindo o patamar de 631 marcas que operam no Estado. Em relação a pontos de venda, houve uma expansão de 9% no mercado fluminense, com 9.554 unidades em operação, ficando atrás apenas de São Paulo.
“O franchising está sendo uma opção viável para muitos profissionais egressos do mercado de trabalho profissional” avalia a presidente da ABF Rio. Ela ressalta que isso é muito importante para a geração de renda e para a manutenção do dinamismo da economia. “Em paralelo, para enfrentar a atual situação, notamos muitas inovações entre as redes de franquia, tanto em termos de formatos, quanto nichos”, afirma a presidente.