Casa do Don marca a internacionalização do Grupo Patroni

A Patroni acaba de ingressar no segmento de casual dining. A tradicional rede de franquias de pizzarias inaugurou em dezembro seu primeiro restaurante com a marca Casa do Don, focado nesse segmento. Localizada no bairro de Moema, zona sul da capital paulista, a unidade do novo modelo de negócio faz parte do projeto do Grupo Patroni de expansão da marca para os Estados Unidos, segundo a empresa, ainda neste ano.

O presidente e fundador do Grupo Patroni, Rubens Augusto Júnior, diz que a nova casa de Moema faz parte de um projeto de internacionalização da marca. Ele conta que estudou o mercado norte-americano por quase uma década. “O conceito casual dining é bastante promissor, e chegou a hora de expandir o campo de atuação sem sair do mercado que a gente já conhece e domina bem”, comenta.

O empresário explica ainda que a estratégia de expansão para a Casa do Don é ter unidades sempre bem localizadas. A empresa deve seguir a mesma estratégia para implantação da marca nos Estados Unidos. Nos planos da Patroni para o mercado norte-americano está buscar localizações privilegiadas em cidades como Chicago, Nova Iorque, Miami e Orlando para instalar os restaurantes casual dining da marca.

A Patroni lembra que o formato casual dining surgiu nos Estados Unidos na década de 60. A franqueadora cita pesquisa realizada pela GS&MD que mostra que as classes A e B optam pelo conceito como forma de fugir da rotina. O mesmo estudo aponta que a classe C frequenta essas opções de restaurante em ocasiões especiais, por conta do custo-benefício. Segundo a Patroni, estima-se que até 2020, esse mercado deva crescer 25%.

Em Moema

Com um salão de 200 m² que comporta até 120 pessoas, o novo restaurante está no coração do bairro de Moema. O conceito, a arquitetura e a cenografia foram projetados pelo diretor de Marketing da rede de franquias, Rafael Augusto, em parceria com a produtora de cinema Edu Felistoque.

“Cada detalhe foi pensado e elaborado com base em um lema: originalidade”, destaca o executivo. Segundo ele, a originalidade vai desde a iluminação aos grafites que contam a história da Patroni. “O menu segue o passo a passo tradicional italiano de uma verdadeira jornada gastronômica, com entradas, primeiros pratos, segundos pratos e sobremesas”, explica. “Nosso chef, Plinio Favaro, trouxe toda a experiência de conceituadas redes em que atuou, como o PJ Clarke’s, um dos bares mais antigos de Nova Iorque.”

Modelos de negócios

O Grupo Patroni conta com outros três modelos de negócios. Os valores de investimento variam de R$ 200 mil a R$ 1 milhão. Além da Casa do Don, oferece ainda ao mercado de franquias a Patroni Clássica, a Patroni Premium e a Patroni Expresso.

As lojas clássicas Patroni são localizadas em shopping centers e concebidas para frequência de consumidores das classes B-, C e D. A comunicação e layout das lojas têm grande apelo ao apetite, com forte destaque para os pratos. Já o formato Premium pode estar localizado em shopping centers ou pontos de rua e as lojas foram concebidas para atender ao público consumidor de classes A e B+. Todo o projeto, dos detalhes de acabamento da loja ao cardápio refletem o posicionamento diferenciado.

Modelo lançado em 2015, as lojas Expresso são compactas e foram concebidas para locais com grande circulação de pessoas, como praças, estádios de futebol, estações de transporte público, centros empresariais e casas de show. O cardápio é enxuto e orientado para alimentação rápida.

Serviço

Casa do Don Moema – Novo modelo de formato do Grupo Patroni
  • Onde: av. Ibirapuera, 2.835 – Moema – São Paulo (SP)
  • Mais informações: www.casadodon.com.br